Giro DBV Social @By Marcia Cruz

Hoje e amanhã, Secretários de Planejamento de todo o Brasil se reunem em Salvador

31 março Marcia Cruz 0 Comments

 Presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli,
falará sobre a questão energética
Secretários de Planejamento de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal estarão reunidos em Salvador, no 45º Fórum Nacional de Secretários de Planejamento, que acontece hoje e amanhã (31 e 1º de abril), no Hotel Othon, em Ondina. O evento será aberto às 9h30 pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, em solenidade com a presença da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior.

Também participarão da cerimônia de abertura o secretário do Planejamento da Bahia, Zezéu Ribeiro, o secretario do Planejamento e Desenvolvimento de Roraima e atual presidente do Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan), Haroldo Eurico Amoras dos Santos, e a consultora e economista Tânia Bacelar.
A economista fará palestra sobre ‘Ambiente Econômico Brasileiro e o Corte Regional’. Os trabalhos da tarde serão coordenados por técnicos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Na primeira palestra, às 14h, a secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério, Maria Lúcia Falcón, abordará o tema ‘Integração entre o PPA Federal e Estaduais’. Às 15h30, a secretária de Orçamento Federal do MPOG, Célia Corrêa, discorrerá sobre ‘A Nova Lei de Finanças’.
Na sexta, 1º, os trabalhos terão início às 9h com palestra do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, que falará sobre a atual economia mundial, seus reflexos e o papel no Brasil inserido neste contexto, com ênfase na matriz energética, na palestra ‘Planejamento e Desenvolvimento Econômico e a Questão Energética’À tarde, ocorrerá a eleição da nova diretoria do Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan).
O Conselho foi criado em 2006, durante a realização do 28º Fórum Nacional de Secretários do Planejamento, e constitui uma associação civil sem fins lucrativos, com sede em Brasília. Entre os objetivos do Conseplan estão, entre outros, o de funcionar como um órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses das Secretarias de Planejamento dos Estados e do Distrito Federal, participar da formulação e implementação das políticas nacionais de planejamento público e propor políticas públicas no âmbito de atuação dos governos federal, estaduais e municipais e do Distrito Federal.