Giro DBV Social @By Marcia Cruz

Mário Sartorello, Coordenador da Educadora FM na Bahia, assume a presidência da Associação das Rádios Públicas do Brasil

25 abril Marcia Cruz 0 Comments

Mário Sartorello assume presidência da Arpub

Ampliar as parcerias e aumentar o volume de conteúdos compartilhados, entre as rádios públicas de todo o País, são as principais metas do coordenador da Educadora FM 107.5, Mário Sartorello (foto), que acaba de ser empossado como presidente da Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub).
Com a posse de Sartorello, que ocupava a vice-presidência da entidade desde 2009, o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), reforça o protagonismo no ambiente nacional da comunicação pública. É que o diretor-geral do Irdeb, Pola Ribeiro, preside a Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), que representa o segmento da TV pública.
Participam da Arpub 54 rádios de todo o Brasil, entre emissoras universitárias, culturais e das esferas federal, estadual e municipal. “O grande desafio é estabelecer um sistema de rede para gerar conteúdos via satélite ao vivo, como o projeto do radio-jornal que já estamos discutindo, e também ampliar as coberturas nacionais conjuntas de eventos relevantes”, destaca Sartorello.
Ele adiantou o propósito de ampliar o Festival de Música das Rádios Públicas do Brasil, que tem por base projeto similar da Educadora FM e, este ano, terá a terceira edição. O radialista planeja ainda a realização do I Encontro de Programação Musical do segmento com o objetivo de capacitar e qualificar os profissionais que definem e formatam as faixas de programação.
Segundo o presidente da Arpub, “as emissoras públicas representam muito, em termos de credibilidade, porque estão mais próximas do fomento às manifestações culturais e abrem a programação para a música e a cultura de um modo geral”.
 Mário Sartorello com o Secretário Márcio Meirelles e
o Superintendente de Promoção Cultural,  Carlos Paiva
Prêmio Roquete Pinto

Outro projeto importante a ser discutido com o Ministério da Cultura, de acordo com o dirigente, é a continuidade do Prêmio Roquette Pinto, patrocinado pela Petrobras com apoio do Ministério da Cultura (MinC), que viabilizou a produção de 228 horas de conteúdos radiofônicos experimentais, a exemplo de documentários, novelas, programas infantis e de rádio-arte.
A nova diretoria da Arpub é integrada por representantes de todas as regiões brasileiras. Músico, produtor e locutor, Mário Sartorello tem 44 anos, nasceu em São Paulo e atua no segmento radiofônico desde 1992.