Giro DBV Social @By Marcia Cruz

Comunidade acadêmica elege professora Adriana Marmori como nova vice-reitora da UNEB

18 julho Marcia Cruz 0 Comments

A professora Adriana Marmori é a nova vice-reitora da UNEB. A docente foi eleita na quita (14) pelo voto direto da comunidade acadêmica, que foi às urnas nos 24 campi da universidade, na capital e no interior do estado.

A Comissão Eleitoral finalizou a contagem dos votos com o seguinte resultado: Adriana (chapa 2) conquistou 72,33% dos votos válidos. O outro candidato, professor Sérgio Guerra (chapa 1) ficou com 19,88%. Votos nulos foram 5,37% e brancos, 2,42%. 

O resultado do pleito está sendo divulgado oficialmente pela comissão nesta segunda-feira (18), e homologação será feita após o prazo recursal, no dia 27 de julho, pelo Conselho Universitário (Consu), órgão máximo deliberativo da UNEB.

Depois o resultado será encaminhado para o governador Jaques Wagner, a quem compete a nomeação para o cargo.

Mandato complementar
Adriana Marmori e Sérgio Guerra disputaram a eleição direta complementar para o cargo de vice-reitor da UNEB. A vice-reitora cumprirá o mandato de 2011 a 2013, quando será finalizada a gestão do reitor Lourisvaldo Valentim.

O cargo ficou vago após a professora Amélia Maraux renunciar para assumir a Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica (Sudeb), da Secretária estadual da Educação (SEC), a convite do titular da pasta, Osvaldo Barreto.Adriana é graduada em pedagogia pelo campus da UNEB em Barreiras, mestre em educação e contemporaneidade pela instituição e atualmente cursa doutorado em educação pela Univerdad delMar, no Chile. Ela foi diretora do DCH daquele campus entre 2000 e 2003. Em 2007, no primeiro mandato do reitor Valentim, Adriana assumiu a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da universidade, cargo que ocupa até hoje.
Sérgio Guerra é graduado em história pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e mestre e doutor em história social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Iniciou sua carreira de docente universitário na Universidade Católica de Salvador (Ucsal) em 1974 e na UNEB em 1987 – onde atualmente atua no Departamento de Ciências Humanas (DCH) do campus de Salvador.
Mais informações no site www.eleicoes.uneb.br.