Giro DBV Social @By Marcia Cruz

Novo Aeroporto de Aracaju: números apontam necessidade de sua construção

20 setembro Marcia Cruz 0 Comments

O Governo do Estado de Sergipe anunciou o início das obras de ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Santa Maria, em Aracaju.

Prevista para junho de 2012, as obras irão incluir a construção de um novo anel viário no entorno do aeroporto, o desmonte do que restou no Morro do Avião e a elaboração dos projetos da pista e da estação de passageiros, um novo terminal de cargas, além dos estudos de impactos ambientais na região.
Elber Batalha: Setur de olho
Batalha diz que a reforma é urgente

A ampliação do Aeroporto Santa Maria derivou de um estudo e acompanhamento constante da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) da movimentação aeroportuária de Sergipe, que verificou a necessidade urgente da construção de um novo espaço que abrigue as novas aeronaves que pousam no aeroporto, além de mais conforto aos passageiros que ali circulam.

Segundo dados da Infraero, o Aeroporto Santa Maria saltou de 589.719 mil passageiros, em 2006, para 940.389 mil passageiros, em 2010, num crescimento de quase 60%, maior que a média nacional para o mesmo período que foi 52%. "Se continuarmos com esse ritmo de crescimento, a capacidade operacional do Aeroporto Santa Maria estaria comprometida em no máximo 5 anos. Além disso, considerando que ampliaremos as campanhas de divulgação do estado e com a chegada da Copa do Mundo no Brasil, este ‘gargalo’ aéreo poderia ser antecipado", alertou o secretário de Turismo de Sergipe, Elber Batalha.

O número de passageiros que circulam no Aeroporto Santa Maria equivale quase a metade da quantidade de habitantes que o estado possui. Para entendermos o crescimento na movimentação, basta analisar o acumulado até o julho de 2011, que teve a média de 1 passageiro para cada 3.33 habitantes.

Já se considerarmos apenas a população aracajuana, essa média é de 1 para 1. Em alguns estados do Nordeste, a exemplo da Paraíba, que possui dois aeroportos, esta média é de 1 passageiros para cada 5.13 habitantes. Os dados apontam ainda que Sergipe fica a frente de estados como Alagoas, Maranhão, Piauí e Paraíba no quesito embarques versus população. "Isso significa que, proporcionalmente, Sergipe tem mais passageiros por habitantes que vários outros estados".
Luiz Bittencourt: expectativa de mais de
1 milhão de passageiros em 2011

Aumento de quase 100%

A grande e boa notícia em relação à melhoria na quantidade de voos do aeroporto é que Sergipe teve um aumento de quase 100%, ampliando sua malha aérea para 24 voos diários este ano, totalizando 44 movimentos todo dia entre chegadas e partidas.

Em janeiro 2010 eram 12 voos, ou seja, 24 movimentos diários. Só em 2011 foram 10 novos voos operando no Santa Maria. Isso significa uma média de 30 mil novos assentos por mês. Vale ressaltar que em 2006 o estado possuía apenas 9 voos diários. Existe também uma previsão para que até o final de 2011 Sergipe atinja a marca de 1 milhão de passageiros. "O crescente movimento no aeroporto está sendo estreitamente coordenado pela Infraero e Anac, com as empresas aéreas, para que não sejam incluídos novos voos nos horários de pico, garantindo a manutenção do conforto aos passageiros e usuários que utilizam o terminal de passageiros e a disponibilidade de vagas no pátio de aeronaves, a expectativa é de que em 2011 sejam processados um milhão de passageiros no Aeroporto Santa Maria", disse Luiz Bittencourt, superintendente da Infraero em Sergipe.