Giro DBV Social @By Marcia Cruz

Não é lenda! Governo dá partida à construção da Ponte Salvador- Itaparica

28 outubro Marcia Cruz 0 Comments


O Diário Oficial do Estado, edição desta sexta-feira (28), publica três decretos do governador Jaques Wagner  declarando de utilidade pública áreas específicas vinculadas à implantação do projeto Sistema Viário Oeste, fundamentado na construção da Ponte Salvador-Itaparica.
A iniciativa dá prosseguimento às ações relativas à implementação do referido projeto e deverá contribuir para atração de investidores nacionais e estrangeiros, além de proteger e preservar a Ilha de Itaparica da especulação imobiliária.
Os decretos visam a construção de acessos da futura ponte com a rodovia BA-001, a duplicação do trecho desta rodovia até a Ponte do Funil e a preservação de áreas antropizadas e desocupadas, mas ambientalmente desprotegidas.
A idéia é que, futuramente, essas áreas possam ser oferecidas para ocupação ordenada, mediante planos urbanísticos a serem elaborados de acordo com os PDDUs dos municípios de Vera Cruz e Itaparica, com ênfase na preservação ambiental e na melhoria da qualidade de vida da população local.
A implantação do Sistema Viário Oeste transformará a Ilha de Itaparica no mais importante elo de integração da Região Metropolitana de Salvador (RMS) com o Porto Sul, outro projeto estratégico, em implantação pelo governo estadual, com o baixo sul e com a região cacaueira, além de se tornar uma nova área de expansão da cidade de Salvador.
O impacto desse empreendimento sobre a Ilha e municípios vizinhos resultará numa ampla requalificação dos respectivos contextos urbano e rural, por meio da aplicação dos instrumentos preconizados pelo Estatuto da Cidade.