Giro DBV Social @By Marcia Cruz

Ministro da CGU, que expôs o sistema corrupto das ONG's, estará em Aracaju

16 novembro Marcia Cruz 0 Comments

Jorge Hage
De 23a 25 de novembro Aracaju se torna a capital do combate à corrupção, quandorecebe o IV Congresso Brasileiro de Controle Público, com grandes especialistasnacionais e locais que estarão no Teatro Tobias Barreto debatendo temas como o acesso a informação pública, o controle dos concursos, dasaposentadorias e pensões, dos processos disciplinares das obras do Estado,inclusive na preparação da Copa do Mundo e das Olímpiadas, medidas preventivasde combate à corrupção, a reforma política e a responsabilização dos agentespolíticos, o controle das políticas nas áreas de educação e saúde, o novoregime diferenciado de licitações e compras governamentais, a promoção da éticapública e dos direitos humanos, entre outros.



 Entre os convidados, o ministro daControladoria Geral da União, o baiano Jorge Hage Nascimento, que mais recentementeestá na mídia nacional lutando contra a corrupção nos contratos com as OrganizaçõesNão-Governamentais (ONGs), provocando um chamamento público para que aja umprocesso seletivo idôneo para a escolha das ONG's nas parcerias e convênios.



Jorge Hage
 À frenteda CGU desde o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, Hage diz que não foi acorrupção que aumentou nos últimos dois governos, mas a apuração dos casos edas denúncias, que se tornou mais efetiva. Antes tudo ficava "debaixo do tapete",diz o ministro.



Cincoministros já cairam



Esta semana, o ministroimplementou à luta contra a corrupção em relação as ONGs, propondo o fim decontrato com ONGs sem funcionários. "È preciso vedar a subcontratação integraldo objeto do convênio porque elas podem estar sendo usadas como intermediáriaspara empresas, o que seria uma burla, porque sendo empresa o governo teria decontratar mediante licitação", explica Hage. Dentro desse contexto, não fazsentido firmar convênio com ONGs sem nenhum funcionário, já que não podem executaro trabalho para o qual foi contratada. "Tem sentido algum isso?", indaga o ministroda CGU, que já suspendeu o pagamento a cerca de 3 mil convênios da União comONGs que foram alvos de escândalos e ajudaram a derrubar cinco ministros nesteprimeiro ano de governo de Dilma Rousseff.


Auditores precisam quintuplicar

Diante dos volumosos investimentos públicos que estão por vir por conta da Copade 2014, da Olimpíada de 2016, entre outros, Hage defente a ampliação do quadrode auditores da CGU para "cinco vezes mais".

Oministro diz que a CGU já atua com um déficit de cerca de 500 auditores eespera que, para o próximo ano, o ministério do Planejamento autorize concursospara aumentar os quadros da casa. "Sem dúvida precisávamos de maispessoal", diz o ministro.





Sobre o Congresso



Promovidopelo Instituto Brasileiro de Direito Público, e com organização da LatoSensuEventos, ambas de Salvador (BA), o Congresso Brasileiro de Controle Públicoestá em sua quarta edição e será realizado pela primeira vez fora da capitalbaiana graças ao apoio de Isabel Nabuco, Conselheira Presidente do Tribunal deContas do Estado de Sergipe, que foi a grande incentivadora para que tãoimportante evento se realizasse em Aracaju.

O IVCongresso Brasileiro de Controle Público acontecerá de 23 a 25 de novembro, noTeatro Tobias Barreto, com a participação de palestrantes ilustres. Além doministro da CGU, o evento contará com as participações do ministro Valmir Campelo, do Tribunal de Contas da União, e da ministra Eliane Calmon,ministra do Superior Tribunal de Justiça, que vem provocando polêmica com seu posicionamentosobre os poderes do Conselho Nacional de Justiça.


Confira a programação completa no endereço www.direitodoestado.com.br/cp e saiba sobre aspromoções para grupos através do site ou dos telefones. Informações no0800-707-5246 ou (71) 2101-5246.