Giro DBV Social @By Marcia Cruz

Presidenta Dilma Rousseff cumpre agenda na Bahia nesta sexta e sábado

17 novembro Marcia Cruz 0 Comments

O anúncio oficial dos investimentos do Governo Federal para as obras do sistema viário na capital baiana, visando a Copa do Mundo de Futebol 2014 e a solução dos problemas de congestionamento de trânsito em algumas regiões da cidade, é comemorado pelo governador Jaques Wagner em seu programa semanal de rádio desta terça-feira (15). "Vamos receber a visita na sexta (18) e no sábado (19) da nossa querida Presidenta Dilma Rousseff, que vem aqui anunciar um volume de dinheiro para Salvador na mobilidade urbana", informa Wagner.

Outro assunto destacado no programa é a instalação de mais uma montadora de veículos na Bahia. De acordo com Wagner, a JAC Motors anuncia nesta quarta-feira (16) a fabricação de modelos que, apesar da sua origem ser chinesa, serão adaptados à realidade brasileira. "Eu, inclusive, no dia 10 de dezembro devo estar indo à China para visitar a fábrica. Eles pretendem também ter uma pista de prova. Ou seja, é uma fábrica para desenvolver outros modelos".

A JAC Motors prevê um investimento de R$ 900 milhões com a meta de produção de 100 mil unidades anuais e geração 3,5 mil novos empregos diretos e 10 mil postos de trabalho indiretos.

Para o governador, o esforço de mostrar a grandes investidores o potencial da Bahia, seja o potencial natural, seja o potencial da mão de obra, continua. E para atender a essa demanda, o governo trabalha com investimentos em infraesturura como as intervenções da Ferrovia Oeste/Leste, do novo Porto Sul de Ilhéus e de melhoria do porto de Aratu, em Salvador, "para que a gente, com um centro de logística também, possa oferecer as condições ideais para que aqueles que querem vir investir e gerar emprego aqui, possam se sentir bem e fazer os seus negócios crescerem".

Segundo o governador, a presidenta também estará na agenda do Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes (Afro XXI), que acontece em Salvador, entre os dias 16 e 19 de novembro, no Centro de Convenções da Bahia. O evento conta com participação de líderes da sociedade civil, de governos e parlamentares de países ibero-americanos e africanos que vão se reunir para refletir sobre a realidade da população negra nos países participantes e propor novas ações que assegurem os direitos dos povos atingidos pelo racismo.

Luta feminina

Segundo Jaques Wagner, a iniciativa de apoio à organização de luta feminina em nível de Conferência nunca foi abraçada por outras gestões. O sucesso da realização da IIIª Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres foi remorado por ele e simbolizado pela criação, este ano, de um órgão de governo para tratar, exclusivamente, das questões femininas. O objetivo da Secretaria das Mulheres seria de "buscar a promoção e políticas públicas que garantam a não discriminação, o não preconceito e a igualdade de oportunidade para todos", frisa Wagner.

Na avaliação do governador, os primeiros passos já foram dados na direção de maior valorização da mulher na sociedade baiana, mas ainda há muito a ser feito. "A Bahia entrou em uma outra rota, em uma rota de democracia, de desenvolvimento, de respeito ao próximo, de combate à discriminação e ao preconceito", pontua Wagner ao salientar que tudo isso é muito importante para garantir décadas de desenvolvimento e inclusão social e combate a qualquer tipo de discriminação ou preconceito.