Giro DBV

Lu Marini: Pelos Ares do Brasil

29 setembro Marcia Cruz 0 Comments


Lu Marini, um dos mais importantes expedicionários de paramotor do mundo, reuniu durante nove anos, um precioso material obtido durante suas expedições por 22 estados brasileiros. O resultado das viagens foi a realização da exposição Pelos Ares: 15.042 km de Brasil, que já passou por alguns estados e encerra sua temporada na Bahia no próximo domingo (01 de outubro).

Com curadoria de Gabriela Alejandra Nebot, a exposição exibe seis temas centrais: Atlântico, Pantanal, Transamazônica, Rio Tietê, Rio São Francisco e Rio Doce. O conteúdo retrata o litoral brasileiro de norte a sul, a vida selvagem no Pantanal, a realidade da rodovia mais polêmica do país, o sofrimento de quem vive às margens de um dos rios mais poluídos do mundo, as diferenças de outro rio com seus encantos e, por fim, aquela que é a maior tragédia ambiental da história brasileira, o rompimento de uma barragem na região de Mariana (MG), que despejou no Rio Doce mais de 60 milhões de metros cúbicos de lama tóxica.

São percursos que somam a milhares de quilômetros formados por várias realidades, culturas e ecossistemas. Uma exposição com surpresas e sensações que seguem além da estética ao possibilitar a análise de questões ambientais, sociais e econômicas do país.

O visitante vai viajar em meio às paisagens vistas de cima, entre o belo e também o devastador, estão às histórias de quem encontra na simplicidade uma forma de viver, gente que muitas vezes é vítima de descasos sociais e ambientais. Este é, de fato, o objetivo maior da exposição: permitir se colocar no lugar do outro enquanto promove a reflexão e alimenta a busca por um mundo melhor, mais justo e humano.

Serviço:

Exposição: Pelos Ares: 15.042km de Brasil 
Local: CAIXA Cultural Salvador
Endereço: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)
Data: 31 de agosto a 1 de outubro de 2017
Horário: terça-feira à domingo, das 9h às 18h. Abertura no dia 30.08, às 19h, com visita guiada com o piloto Lu Marini)
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita