DBV,

Seja bem vinda, primavera!!...

22 setembro Marcia Cruz 0 Comments


A estação da flores chega no Brasil nesta sexta, 22 de setembro, e fica até 21 de dezembro.  A Primavera marca o início da época ensolarada, de passeios ao ar livre, caminhadas e de oportunidades maravilhosas para curtir um piquenique, seja em família, entre amigos, ou com a pessoa amada.

O que vale mesmo é comemorar o dom da vida e aproveitar o dia curtindo a paisagem, as belezas naturais e uma refeição leve e saborosa. Por isso, a gente traz aqui no DBV, o Especial Primavera DBV, com dicas e sugestões para você aproveitar da melhor forma as frutas, legumes e verduras da época. Acompanhe!!


Alimentos da época são mais saudáveis

O ideal é sempre comermos alimentos frescos, e para isto precisamos conhecer, e priorizar, os alimentos de cada estação, o que faremos a partir desta edição, trazendo para você que nos acompanha aqui no DBV, a lista de frutas, legumes e verduras da Primavera, e também receitas práticas e deliciosas para você aproveitar os nutrientes dos alimentos com muito sabor, além de receitas de sucos, chás e drinques. Afinal, o prazer de comer faz parte do Bem Viver, não é mesmo?

Para não dizer que não falei das flores!!...

E como a Primavera é mais conhecida como a estação das flores, a gente começa o Especial Primavera DBV falando das flores.  


Você sabia que a Primavera é a época em que as chuvas deixaram o solo irrigado e com o clima mais ameno, isto favorece o crescimento das plantas? Pois é, a Primavera é a fase em que as plantas precisam ser fecundadas para que os frutos amadureçam a tempo, no verão, antes do próximo inverno, e por isso a natureza transborda em flores, para que elas chamem a atenção dos polinizadores: abelhas, mosquitos e outros insetos. E assim, todos cumprem seu papel no ciclo da vida. Interessante, né?

E como somos imagem e semelhança do Criador, aproveitamos a estação para também nos maravilharmos com a beleza das flores, e com a riqueza de sua diversidade.

Muitas flores se destacam nessa época: rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite. Como eu disse, é grande a diversidade!!

Além da beleza, podemos apreciar também a fragrância das flores, também diversificada e deliciosas. Fragrâncias que inspiram os mestres perfumistas, e a todos nós, que amamos os perfumes.

Flores no Agronegócio

Com mais de 8 mil produtores no país inteiro, o cultivo de flores, no Brasil, gera cerca de 216 mil empregos diretos e é um setor em expansão. Em 2015, a produção e o comércio faturaram juntos R$ 6,1 bilhões, registrando 8% de crescimento. Ano passado, apesar de toda crise, fechou o ano com 5% de crescimento. A expectativa é que este ano seja melhor que 2016.


A produção brasileira de flores é liberada por São Paulo (48% do total), seguido por Minas Gerais (13%), Rio de Janeiro (11%0 e Rio Grande do Sul (4%). E temos a capital brasileira das flores, Holambra (SP), na região de Campinas, fundada por imigrantes holandeses e que é referência no cultivo de flores e plantas ornamentais, responsável por 40% da produção nacional e que é sede do principal evento do setor no país, a Expoflora, que está na sua 36ª edição e este ano começou dia 25 de agosto e vai até 24 de setembro.

Com o objetivo de apresentar novidades e tendências em flores e plantas ornamentais para o consumidor final, a Expoflora tem como atrações a Exposição de Arranjos Florais; a Mostra de Paisagismo; as tradicionais Parada das Flores e Chuva de Pétalas; o Passeio Turístico por Holambra, que inclui visita a um campo de flores; as danças típicas; o Shopping das Flores e a culinária holandesa, além de parque de diversões e visita ao Museu de Holambra. Vale a pena conhecer, e se encantar com a beleza e a diversidade das flores.

Rosas e jasmins

No Brasil, as mais vendida são orquídeas, rosas, crisântemos, kalanchoe e lírios. Particularmente eu amo rosas e jasmins, pois elas me remetem a minha infância e a minha mãe (in memoriam), que amava plantas e sempre gostava de ter roseiras e pés de jasmins no jardim, os quais zelava com muito amor, e a gente agradecia pela beleza e perfume das flores.

E você, quais suas flores preferidas, e porquê?

No próximo post, ainda falando sobre as flores, iremos falar sobre flores comestíveis e seus benefícios nutricionais, e também trazer algumas receitas para você experimentar. Se é que ainda não o fez!!

Acompanhe o Especial Primavera DBV!!


Até o próximo post!!