Alimentação saudável,

Como cozinhar grão-de-bico sem perder os nutrientes

13 agosto Marcia Cruz 0 Comments


Na postagem anterior você aprendeu o quanto o grão-de-bico é um alimento importante para a nossa saúde (CLIQUE AQUI E CONFIRA!!), e agora eu apresento dicas de como cozinhar a leguminosa na panela de pressão, panela comum ou no microondas. Confira!!

Preparando o grão-de-bico

A primeira coisa que você tem que fazer é lavar bem os grãos, para eliminar qualquer sujeira ou pedras. Em seguida, é preciso deixar os grãos de molho em água fria por, no mínimo, 12 horas. Esse processo hidrata o grão, o que facilita o cozimento e garante a mesma textura em todos os grãos.

Feito isso, saiba como preparar o grão-de-bico de diferentes formas.

Na panela de pressão:

Coloque os grãos na panela de pressão e acrescente água limpa, cobrindo os grãos até cerca de quatro dedos para cima. Adicione sal a gosto e um fio de azeite. Tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos, a partir do momento em que a panela pegar pressão.

Na panela comum:

Depois de deixar os grãos de molho por 12 horas, escorra-os e coloque-os em uma panela grande. Cubra com água até o dobro da altura da quantidade de grãos e leve ao fogo médio até ferver. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por uma hora pelo menos, até os grãos ficarem macios. Escorra e deixe esfriar.

No microondas:

O processo inicial para o molho é o mesmo. Passadas as 12 horas, escorra a água e leve ao micro-ondas em uma vasilha tampada, com um pouco de sal, água e folhas de louro. Deixe cozinhar por 8 minutos. Escorra novamente, retire as folhinhas de louro e deixe esfriar.

Retirar a casca do grão de bico é simples: Basta apertar os grãos com a ponta dos dedos até sair toda a pele.

Agora, é só aproveitar as receitas com grão-de-bico que iremos publicar aqui no DBV e aproveitar os inúmeros benefícios deste super alimento.

Até o próximo post!!

0 comentários: