Alimentação saudável,

Mindful Eating: o prazer de comer sem neutras e sem efeito sanfona

06 novembro Marcia Cruz 0 Comments



O Mindful Eating é um conjunto de técnicas baseadas em práticas que nos ajuda a termos atenção plena no momento em que nos alimentamos, estabelecendo uma relação saudável com a comida, sem estress e sem ficarmos pensando em calorias ou na lista de benefícios, mas sim sentindo o alimento, pois as neuras e a falta de atenção nos ajudam a engordar.

A verdade é que, no corre corre do dia a dia, a gente não consegue se concentrar no ato de comer, o que faz com que não percebamos os sinais do nosso corpo, comendo mais do que o necessário, além de não saborearmos os alimentos, deixando de aproveitar o momento da refeição como um momento essencial em nossa vida. Não um momento para se empaturrar de comida ou de engolir alimentos, e sim para saborear e aproveitar um dos melhores prazeres da vida, que é comer.


FIM DO EFEITO SANFONA

Aprender a comer com atenção plena, portanto, é um caminho duradouro e seguro para estabelecer uma melhor relação com o corpo, com a comida e com a balança e não um fim. O mindful eating é uma mudança de paradigma.

Hoje, os números da obesidade estão alarmantes. Mas pior que os números da obesidade, estão as estatísticas sobre o emagrecimento. Os estudos retrospectivos mostram que a chance de você emagrecer e se manter magro hoje, com as abordagens que estão sendo usadas de dieta restritiva só funcionam para 1% das pessoas.

Isto porque as dietas nos levam a uma relação de amor e ódio com a comida e a culpa de comer nos leva a compulsão alimentar. O sentimento de culpa por ter “saído da dieta” em uma refeição, acaba nos levando ao comer sem controle exatamente pela sensação de fracasso, e assim entramos num círculo vicioso que nos prende ao conhecido efeito sanfona.

No mindful eating uma garfada se trata apenas daquela garfada, sem muitas neuras que nos estressam e não levam a lugar nenhum. Não existe “sair da dieta” mas sim aproveitar cada segundo de um alimento de forma satisfatória, para que a saciedade e a satisfação venha antes e ninguém precise de um final de semana de compensação e penalidade que nos martiriza e somente perpetua o ciclo restrição-compulsão... emagrece-engorda... Chega!!


4 PASSOS PARA COMER COM ATENÇÃO PLENA

1) Sentar para comer as refeições

É importante se sentar e comer a comida. Algumas pessoas ficam na frente da geladeira ou despensa e beliscam a comida. Este é um hábito que você pode evitar, porque você pode se desconcentrar enquanto você está comendo.

Muitos comem no sofá, na mesa de trabalho, ou até mesmo dirigindo... Use a mesa para fazer suas refeições e aproveite o momento, como faziam as famílias, antigamente. Que tal?

2) Manter os lanches no prato

É aconselhável sempre colocar seus lanches no prato em vez de comê-los diretamente no saco ou caixa. Isso irá ajudá-lo a reconhecer o quanto e o que você vai comer.

Essa simples prática ajuda a manter atenção ao que você consome.



3) Nada de multitarefa enquanto come

Largue quaisquer distrações como TV, tablete e celular enquanto come, porque se você está distraído enquanto come torna-se difícil de recordar a quantidade de alimento que você consumiu e o seu corpo para comer mais.

É momento de saborear a comida... de deleitar-se com os sabores... de degustar... Portanto, aproveite o momento.

4) Coma a quantidade certa de alimentos para você

Relembre cuidadosamente, antes de uma nova refeição o que você comeu, quando você comeu e quanto você comeu. Você pode não estar com fome e no entanto estar comendo devido ao tédio, enquanto assiste TV por exemplo. O ideal é comer a quantidade certa de alimentos, sentindo quando está satisfeito, ou seja, nem comer em excesso e nem comer muito menos.

Experimente usar esta tabela abaixo e mantenha-se entre o 3 e o 7.


Eu sei que não é fácil adotar novos hábitos, mas também sei que adotar bons hábitos vale a pena. Por isso, espero que você possa aproveitar as sugestões. Assim como eu também farei!!

Até o próximo post!!

0 comentários: