Alimentação saudável,

A Dieta da mente: Como funciona, Cardápio e Dicas

03 setembro Redação DBV - Dicas Bem Viver 0 Comments


Para o neurologista e nutricionista dos Estados Unidos, David Perlmutter, os carboidratos, principalmente aqueles que são encontrados em alimentos que possuem glúten, não somente provocam o aumento do peso como também matam o cérebro lentamente.

Ele é o idealizador da Dieta da Mente, que foi detalhada em seu livro chamado “A Dieta da Mente: a surpreendente verdade sobre o glúten e os carboidratos – os assassinos silenciosos do seu cérebro”, publicado pela editora Paralela.


Como funciona a dieta da mente? 

O método proposto pelo americano considera até os grãos integrais, tidos como saudáveis, e seus derivados, como vilões, e determina um alto consumo de gorduras e libera a ingestão de alimentos ricos em colesterol

A proposta de Perlmutter é o retorno a dieta do período Paleolítico, com um cardápio composto por 75% de boas gorduras, 20% de proteínas e 5% de carboidratos. Para ele, problemas como depressão, doenças degenerativas como o Alzheimer e enxaqueca são resultados do potencial inflamatório de bebidas e alimentos com glúten como cerveja, pães, bolos e biscoitos.

O médico acredita que os carboidratos, que são açúcares, estão altamente associados ao surgimento de distúrbios cognitivos. Além disso, baseando-se no fato de que pessoas com diabetes do tipo 2 possuem maiores chances de desenvolver a doença de Alzheimer, ele afirma que o problema é uma nova espécie de diabetes, devido à relação que ele atribui entre o distúrbio e os carboidratos.

Quanto ao alto consumo de gorduras, a dieta da mente prega que não há problemas, caso elas não estejam acompanhadas da ingestão de carboidratos. Para o americano, os carboidratos também trazem um processo de oxidação no organismo. Quando o LDL – também chamado de colesterol ruim – oxida, ele provoca o acúmulo de gorduras nas artérias.

Outras premissas do programa alimentar são: fazer jejuns com duração de 24 a 72 horas e consumir suplementos como cúrcuma, ácido alfa-lipóico, DHA, resveratrol, vitamina D, probióticos e óleo de coco como maneira de auxiliar a melhoria das funções cerebrais.

O sono também é um aspecto que recebe atenção do médico. Para ele, é importante manter hábitos regulares de sono, identificar elementos que atrapalham dormir, alimentar-se em horários regulares e jantar três horas antes de se deitar, tomando cuidado com as comidas difíceis de serem digeridas.

Perlmutter também aconselha fazer um pequeno lanche antes de dormir porque a hipoglicemia (diminuição dos níveis de açúcar no sangue) pode causar insônia, tomar cuidado com estimulantes como produtos ricos em cafeína e deixar o quarto confortável, silencioso e livre de aparelhos eletrônicos que estimulam os olhos e o cérebro.


Cardápio da dieta da mente

Em seu livro, David Perlmutter traz algumas opções de cardápio para as refeições do dia a dia. Confira:

Café da manhã

Fritada de queijo gruyére e queijo de cabra ou;
Omelete com óleo de coco, cebola, tomate, pimenta, abacate e salsinha ou;
Mix com nozes moídas e sem sal, coco ralado, frutas vermelhas e leite integral ou leite de amêndoas.

Almoço ou jantar

Frango ao limão ou;
Frango ao vinagrete de mostarda ou;
Peixe assado ao Chardonnay (vinho branco) ou;
Filé glaceado ao vinagre balsâmico ou;
Costela bovina com cebolas, cenouras, aipo, alho, farinha de amêndoas, pimenta, azeite de oliva, molho de tomate, vinho tinto italiano, laranja-baía, tomilho e salsinha ou;
Carpaccio de atum com cebola roxa, salsinha e pimenta rosa ou;
Bife de Wagyu (boi de origem japonesa) com couve-de-bruxelas, alecrim, alho, pimenta, caldo de galinha e azeite de oliva ou;
Sardinhas grelhadas com tomate, rúcula e queijo pecorino ou;
Pargo-vermelho (peixe de carne branca) com aipo, azeitona preta, pepino, abacate, tomate amarelo, azeite de oliva, limão e vinagre de vinho tinto ou;
Gazpacho de iogurte e abobrinha com peito de frango marinado ao açafrão ou;
Sopa de tomate e repolho roxo;
Salmão com cogumelos, alho, azeite de oliva, chalotas, gengibre, óleo de gergelim e coentro ou;
Cordeiro grego ao limão ou;
Frango assado ou;
Peixe ao endro e limão siciliano ou;
Sopa de brócolis com creme de castanha de caju.

Opções de saladas 

Salada de ervas variadas ao vinagre balsâmico ou;
Salada niçoise com tomate, pimentão verde, cebolinha, rúcula, ovos cozidos, peixe cozido, anchovas, azeitonas pretas, ervilhas, manjericão e pepino ao vinagrete ou;
Salada verde com queijo de cabra, nozes torradas sem sal, mirtilo, óleo de amêndoas, vinagre balsâmico ou vinho tinto, mostarda e pimenta ou;
Salada de rúcula ao limão com queijo parmesão ou;
Salada de couve com queijo feta, pimentão assado, azeitona preta, alcachofra e molho de leitelho.

Opções de acompanhamentos 

Legumes da estação assados ou;
Vagem ao molho de alho ou;
Cuscuz de couve-flor ou;
Espinafre cozido com azeite de oliva, alho, limão siciliano e pimenta desidratada.

Além disso, os alimentos que integram o grupo das gorduras saudáveis, das proteínas, dos vegetais, das frutas e legumes com pouco açúcar e das ervas, temperos e condimentos podem ser consumidos livremente. No entanto, a preferência é que eles sejam orgânicos e integrais.

Já itens como grãos sem glúten, legumes como feijão, lentilhas e ervilhas, cenoura e chirívia, frutos doces integrais como as frutas vermelhas, leite de vaca e nata, queijo cottage, iogurte e kefir, adoçante estévia natural, chocolate com pelo menos 70% de teor de cacau e vinho tinto podem ser ingeridos com moderação.

A dieta da mente entende como moderação o consumo de quantidades pequenas desses alimentos e bebidas uma vez por dia ou de duas a três vezes por semana.