Alimentação saudável,

Benefícios da abóbora para a saúde e beleza

17 março Marcia Cruz 0 Comments


Também conhecida como jerimun, a abóbora é um legume com baixo teor de carboidratos e poucas calorias, e rica em fibras, ajudando na alimentação de quem quer emagrecer ou controlar o peso

A abóbora também tem inúmeros benefícios para a saúde e para a nossa beleza, pois é rica em vitamina A e carotenoides, que ajuda na prevenção de rugas e na melhora da pele, como um todo. A vitamina A também ajuda a melhorar a saúde dos olhos, e como a abóbora também tem luteína e zeaxantina, que são poderosos antioxidantes que atuam nos olhos, ela ajuda na prevenção de catarata

A abóbora também melhora a qualidade do sono, ajuda a reduzir a pressão arterial, previne doenças cardiovasculares, melhora o sistema imunológico, ajuda no combate a diabetes e muito mais!! Segue comigo que vou te mostrar os benefícios deste maravilhoso legume!!

ABÓBORA: BENEFÍCIOS 

Rica em potássio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, zinco, fibra, riboflavina e vitaminas A, C, E e do complexo B, a abóbora pode ser incluída regularmente na dieta de quem está em busca de perder peso, ou simplesmente ter uma alimentação saudável, primando pela saúde. 

Vamos aos benefícios? 

1 – Melhora o sono

Rica em um aminoácido chamado triptofano, a abóbora, bem como as suas sementes, pode ajudar na produção da seratonina no nosso organismo. Esta, por sua vez, é é um hormônio responsável por melhorar o humor e ajudar no relaxamento das atividades cerebrais. O resultado é de uma melhor noite de sono, tanto em relação à quantidade quanto à qualidade das horas dormidas.

2 – Reduz a pressão arterial

O óleo da semente de abóbora é composto por substâncias chamadas de fitoestrógenos, que são eficientes na prevenção da hipertensão. Há estudos que apontam que o consumo do óleo pode diminuir a pressão arterial do sangue em apenas 12 semanas.

3 – Previne doenças cardiovasculares

Rica em vitaminas A e C, além de fibras e minerais como o potássio e o magnésio, a abóbora pode ajudar no combate e prevenção de doenças relacionadas ao coração, como a hipertensão. Isso porque esses nutrientes auxiliam no relaxamento dos vasos sanguíneos e na redução do acúmulo de gorduras nas paredes das artérias, o que evita as temidas obstruções e a aterosclerose.

Além disso, o consumo regular do vegetal na rotina de alimentação controla os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, o que ajuda a prevenir vários tipos de doenças cardíacas.

4 – Melhora o sistema imunológico

A abóbora, assim como os vegetais ricos em vitamina C e antioxidantes, como o betacaroteno, também é capaz de ajudar no fortalecimento do sistema imunológico. O resultado é de menos desenvolvimento de doenças, como gripes e resfriados, por exemplo.

5 – Melhora a saúde dos olhos

Ainda graças à presença dos betacarotenos, antioxidantes essenciais que se transformam em vitamina A no organismo, a abóbora pode ajudar a melhorar a qualidade da visão. Sendo assim, ela também é capaz de prevenir doenças degenerativas e que possam causar a cegueira.

Além disso, devido à zeaxantina presente em sua composição, que nada mais é do que um antioxidante capaz de filtrar os raios ultravioletas da retina dos olhos, o vegetal também pode contribuir para a proteção dos olhos contra doenças maculares, que acometem principalmente pessoas em idade avançada.

6 – Ajuda a emagrecer

Por ser rica em fibras e conter pouquíssimas calorias, a abóbora é capaz de ajudar na perda de peso de forma eficiente e rápida. Isso porque o vegetal auxilia no aumento da sensação de saciedade no estômago e prolonga o processo de digestão, o que faz com que as pessoas que estão querendo emagrecer comam menos e percam alguns quilos extras em pouco tempo.

Além disso, o consumo regular da abóbora ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e evita a produção exagerada de insulina, que, por sua vez, aumenta o acúmulo de gordura no corpo. Sendo assim, o ideal é substituir o alimento mais calórico de cada refeição por um copo de abóbora, que contém cerca de 3 gramas de fibras, 50 calorias e nenhuma gordura.

7 – Previne o câncer

O vegetal de cor alaranjada também possui entre os seus principais compostos nutricionais os carotenoides, que são antioxidantes responsáveis por ajudar no combate ao metabolismo das terríveis células cancerosas. Portanto, a sua ingestão regular pode prevenir vários tipos de câncer, como o de mama, de cólon, de pulmão e de pele.

8 – Melhora o trato intestinal

A abóbora possui grande quantidade de fibras em sua composição, que são essenciais para melhorar o fluxo intestinal e, portanto, combater as incômodas constipações. Isso porque esses nutrientes contêm propriedades laxantes que podem prevenir a terrível prisão de ventre.

9 – Previne o envelhecimento precoce

Ainda graças à presença dos antioxidantes carotenoides presentes em sua composição, a abóbora também pode ajudar no combate aos radicais livres que provocam a oxidação das células da pele. Sendo assim, com a sua ingestão diária, é possível prevenir rugas e linhas de expressão e deixar a pele com aspecto mais saudável, bonito e jovem por muito mais tempo.

10 – Combate o diabetes

Apesar de possuir um sabor levemente adocicado, a abóbora também pode ajudar a reduzir os índices de glicose no sangue de maneira surpreendente. Isso porque elas ajudam na produção de insulina e na cura dos chamados tecidos pancreáticos.

11 – Fortalece o sistema imunológico

Devido à alta quantidade de vitamina C presente entre as suas propriedades nutricionais, a abóbora pode ajudar a aumentar a imunidade do nosso organismo. Sendo assim, será possível prevenir o desenvolvimento de várias doenças, como gripes e resfriados, por exemplo.

12 – Ajuda na recuperação muscular

Para atletas e praticantes de atividades físicas regulares, a abóbora pode servir como um alimento essencial para o pós-treino. Isso porque, graças ao potássio presente em sua composição, ela pode auxiliar na recuperação e resistência dos músculos, melhorando o desempenho durante os exercícios.

Como consumir?

A abóbora é um vegetal bastante versátil e pode ser consumido de diversas maneiras, motivo pelo qual ela se tornou tão popular nas cozinhas do país. As partes aproveitadas do vegetal são a sua polpa e as sementes, das quais podem ser feitos vários pratos tradicionais da culinária brasileira, como sopas, risotos, tortas, entre outros, além de bebidas, como sucos, vitaminas e óleos.

A abóbora também pode ser consumida com casca, e suas sementes podem ser usadas para incrementar saladas e para ser ingredientes de uma deliciosa granola caseira. Para isso, deve-se deixar as sementes secarem ao ar livre e depois deixar em forno baixo até ficarem douradas e crocantes.

Que tal um delicioso CREME DE ABÓBORA? Clique aqui e confira a receita!!

Experimenta também este PURÊ DE ABÓBORA (clique aqui!) e este BOLINHO FIT DE ABÓBORA (clique aqui!), que é uma delícia!!