Alimentação saudável,

Qual a diferença entre um nutricionista e um nutrólogo?

17 janeiro Redação DBV - Dicas Bem Viver 0 Comments


Por Priscilla Dutra*

Muita gente não sabe ao certo qual a função de um nutrólogo, por isso acho conveniente explicar aqui um pouco sobre a minha área de atuação, uma especialidade médica que vem crescendo ano a ano. Cada vez mais pessoas, dos mais variados perfis e faixa etária, nos procuram para receber orientações relacionadas a obesidade, ganho de massa muscular, desempenho esportivo, alimentação saudável, entre outras.

Mas esse também não é o tipo de orientação que se tem de um nutricionista? Também, e por isso muitas pessoas se perguntam: qual a diferença entre um nutricionista e um nutrólogo? Bom, a primeira diferença está na graduação. O nutrólogo é formado em medicina, e depois faz uma especialização em nutrologia médica. Já o nutricionista é graduado em nutrição e pode se especializar em diferentes especialidades nessa área (esportiva, funcional, clínica, etc.).

As duas áreas estão ligadas à alimentação, mas com enfoques diferentes.

Nós nutrólogos, por exemplo, somos capacitados para diagnosticar problemas que podem ser o motivo do ganho ou perda de peso de um paciente. O objetivo não é apenas fazer com que a pessoa emagreça ou ganhe peso, mas sim descobrir o que está acontecendo com o organismo desse paciente. Assim, depois de analisar todas as causas, propomos um tratamento adequado e especializado.

Entender de nutrição é apenas um dos conhecimentos que o nutrólogo precisa ter. Como médicos, precisamos relacionar o problema do paciente com outras áreas, como oncologia, cardiologia, medicina esportiva, entre outras. Temos conhecimento para diagnosticar e tratar qualquer tipo de doença relacionada à alimentação e aos hábitos de vida, como anemia, diabetes, câncer, obesidade, hipertensão, tireopatias, pausas hormonais, etc. Outro diferencial é que apenas os nutrólogos têm condições de medicar o paciente se necessário, além de poder solicitar exames específicos, se for o caso, e encaminhar para outra especialidade.

Porém, ao meu ver, as duas áreas se complementam! O nutricionista tem um conhecimento muito mais específico sobre os alimentos, enquanto o nutrólogo tem um enfoque maior em identificar as deficiências e fazer um possível diagnóstico. Sendo assim, acabamos desenvolvendo um trabalho de comunhão e parceria, onde o nutrólogo poderá solicitar ao nutricionista uma dieta específica e adequada para as deficiências de um paciente com perda de peso, por exemplo. 

Resumindo: somos profissionais que atuamos na mesma área, com conhecimentos específicos que juntos conseguem otimizar ainda mais os resultados buscados pelos pacientes.


* Priscilla Dutra

É médica nutróloga, com atuação na área de medicina integrativa, emagrecimento e performance esportiva. Atleta amadora, pratica triathlon há oito anos, tendo já participado de quatro Ironman e 12 meio Ironman (70.3), além de algumas maratonas, corridas de aventura e outros desafios, nos quais várias vezes subiu ao pódio da sua categoria.