Comportamento,

Seu filho é superdotado? O que fazer?

19 outubro Redação DBV - Dicas Bem Viver 0 Comments


O ano era 1968 quando um professor de psicometria, Julian Stanley, se deparou com um menino gênio de 12 anos que estava fazendo um curso de Ciência da Computação na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. A criança, Joseph Bates, era brilhante - mas entediada. Ele estava muito à frente dos estudantes de sua idade.

Inspirado por esse prodígio, Stanley iniciou um longo estudo que duraria 45 anos, acompanhando o desenvolvimento de crianças superdotadas que incluiria nomes como Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, e a cantora Lady Gaga.

Memória incomum, ler cedo e conhecimento mais aprofundado de assuntos específicos podem ser sinais de que a criança é superdotada. Seu filho é superdotado? O que fazer? 


SEU FILHO É SUPERDOTADO?

O estudo vai contra a antiga crença de que "a prática leva à perfeição", segundo a qual você pode se tornar um especialista em alguma coisa contanto que trabalhe duro e tenha foco.

Em vez disso, o SMPY sugere que a capacidade cognitiva inicial - como resolver problemas e tomar decisões corretas - tem mais efeito sobre a conquista do que a prática ou até mesmo o status socioeconômico de uma pessoa.

É por isso que é importante estimular as habilidades da criança desde cedo - mas sem pressionar aquelas que se mostram mais inteligentes que a média para que se tornem "gênios".

Isso poderia "levar a todos os tipos de problemas sociais e emocionais", de acordo com educadores.

Mas, se você quer incentivar e manter seus filhos felizes ao mesmo tempo, os especialistas têm algumas recomendações:

1) Exponha seu filho a experiências diversas

Ter variedade de experiências pode ajudar a desenvolver a confiança da criança.

Crianças com alta inteligência geralmente precisam de novidades para se manterem motivadas.

Aumentar experiências de vida, além de contribuir nesse sentido, ajudaria a criança a desenvolver a confiança para lidar com o mundo.

Psicólogos dizem que o conforto vem de se apegar ao que é familiar. É preciso coragem para tentar algo diferente.



2) Estimule seus talentos e interesses

Novas maneiras de desafiar as crianças podem ajudá-las a adquirir habilidades essenciais para lidar com o mundo.

Seja um novo esporte, um instrumento ou uma aula de teatro, permitir que seus filhos explorem os talentos desde cedo os ajudará a desenvolver habilidades importantes, como a resiliência.

Não os force a "ser algo" que eles não são.

3) Apoie as necessidades intelectuais e emocionais do seu filho

Estimular a criança a fazer perguntas a ajuda a ir melhor na escola.

A curiosidade é a essência de todo aprendizado.

As crianças podem fazer muitas perguntas antes de começarem na escola e, embora sua paciência para responder a todas as questões possa ser um pouco escassa, isso é muito importante para o desenvolvimento delas.

Quanto mais "porquês" e "comos" eles perguntarem, melhor será o desempenho na escola.



4) Elogiar esforço, não habilidade

Ajude as crianças a desenvolverem uma "mentalidade de crescimento", comemorando a aprendizagem, e não o resultado em si.

As crianças aprendem a reagir às coisas através de seus pais.

Portanto, seja sobre aprender a falar um novo idioma ou até mesmo andar de bicicleta, a disposição para aprender é um comportamento positivo que deve ser estimulada.

5) O fracasso não é algo a ser temido

Psicólogos dizem que as crianças não devem ser ensinadas a temer o fracasso, mas a olhá-lo como forma de aprender melhor.

Os erros devem ser tratados como blocos de construção para o aprendizado.

Aprender com eles deve ser tratado como uma oportunidade para crescer, pois ajudará as crianças a entender como elas podem abordar melhor o problema da próxima vez.

6) Cuidado com os rótulos

Rótulos só irão diferenciar seu filho de outras crianças.

Isso poderia não apenas levá-los ao bullying, mas também adicionar imensa pressão de ser uma decepção.

Rotular a criança de superdotada pode, às vezes, ter desvantagens



7) Trabalhe com os professores para atender às necessidades do seu filho

Alunos inteligentes geralmente precisam de material mais desafiador, apoio extra ou liberdade para aprender em seu próprio ritmo.

Trabalhar em torno dos sistemas educacionais atuais para atender às suas necessidades é muito importante.

O programa oferece algumas soluções incomuns, como permitir que uma criança talentosa pule séries na escola. Avalie esta possibilidade.

8) Teste as habilidades do seu filho

Psicólogos dizem que as crianças devem ter apoio para ir atrás de coisas que as interessam

Isso pode dar suporte aos pais que quiserem fazer um trabalho mais avançado de desenvolvimento dos talentos da criança e pode ainda revelar problemas como dislexia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade ou desafios sociais e emocionais.


MAS COMO SABER SE SEU FILHO É SUPERDOTADO?

Aqui estão alguns sinais, segundo a sociedade de alto QI, Mensa:

- Uma memória incomum

- Leitura precoce

- Passatempos ou interesses incomuns ou um conhecimento profundo de determinados assuntos

- Consciência de eventos mundiais

- Faz perguntas o tempo todo

- Senso de humor evoluído

- Musical

- Gosta de estar no controle

- Inventa regras adicionais para jogos

Fonte: BBC | News Brasil

FALAR BEM CONECTA



Saber se comunicar é fundamental! É importante transmitir suas opiniões de forma clara, inteligente, autêntica, mas também com confiança.

E o Dicas Bem Viver indica o curso de comunicação Falar Bem Conecta, que irá te ajudar a melhorar seus relacionamentos e aumentar sua reputação. 


Sessão 1 - Mais Persuasão - Controlando o Volume e Frequência da sua Voz! Nesta Sessão, você terá exercícios poderosos e de fácil aplicação para se comunicar com mais clareza e equilíbrio. 

Sessão 2 - Comunicação que Conecta - Expressão Corporal e seu poder de comunicar o que as pessoas querem. Você aprenderá o quanto os gestos e a comunicação direcionada para cada pessoa e situação podem aumentar em até 45% seus resultados. 

Sessão 3 - Segurança e Confiança - Técnicas e Estratégias de Objetividade e Certeza. Irei te apresentar os 4 pilares estratégicos para uma apresentação natural, confiante e eficaz. 

Sessão 4 - Apresentações Poderosas - Construindo diálogos e influência. Através de um método fácil e prático, agora você irá criar um roteiro com um começo, meio e fim surpreendentes.



Para saber mais sobre o FALAR BEM CONECTA, clique aqui!! 





"Nunca se prepare quando você precisa estar pronto" - Ricardo Silva.