Beleza e Estética,

Cabelo de adolescente: qual o shampoo ideal?

03 outubro Marcia Cruz 0 Comments



A vaidade, sem exageros, é super importante. E, cada vez mais, vemos meninas nos salões e também antenadas em editoriais de beleza. Mas é importante ter limites, principalmente no uso de tratamentos químicos e colorações. A adolescência é uma fase de muitas e rápidas mudanças metabólicas e os cabelos estão inclusos neste contexto.

É nesta fase, por exemplo, que o cabelo do couro cabeludo alcança o seu diâmetro mais largo e também a sua espessura, deixando os fios mais encorpados. E como as glândulas sebáceas trabalham a todo vapor até os 18 anos, é natural o cabelo ficar um pouco oleoso. Na verdade, as mudanças hormonais desta fase podem até mesmo produzir óleo e suor em excesso, provocando o surgimento de caspas e irritando o couro cabeludo. É importante observar estas alterações e tomar as medidas necessárias. Muitas vezes, torna-se necessário que os cabelos sejam lavados diariamente, para que não fiquem com odor desagradável, pelo excesso de óleo e suor.

E então chegamos no ponto em que irei focar nesta postagem: qual o shampoo ideal para os adolescentes? E na próxima postagem irei falar sobre o uso de químicas, alisamentos e colorações.

QUAL O SHAMPOO IDEAL? ENTENDA!!

Em primeiro lugar, é importante entender que o shampoo tem função básica de limpeza e não deve irritar o couro cabeludo. Os shampoos infantis têm um pH mais alto, entre 7,0 e 8,5, enquanto os shampoos de adultos ficam em torno de 5,0. Por isso os profissionais recomendam que jovens só comecem a usar produtos para adultos a partir dos 10 anos, e com cautela, observando-se as reações.

Comece usando xampus para cabelos normais, pois os fios ainda estão mais selados, não havendo necessidade de substâncias mais fortes.

Agora, vamos aos tipos de shampoo e as recomendações de uso.  


SHAMPOO TRANSPARENTE

Remove mais profundamente as impurezas, a sujeira, a oleosidade e os restos de produtos que ficaram acumulados, sem agredir tanto os fios quanto um shampoo anti-resíduo, por exemplo.

É ideal para ser usado na primeira lavagem, antes de aplicar outro shampoo (tipo shampoo de tratamento), para que os cabelos não fiquem ressecados.

O shampoo transparente pode ser “colorido”, tipo o Johnson’s  de camomila, que é transparente, mas amarelo, e é uma excelente opção para limpeza.  Sem contar que é fácil de achar e tem um preço legal.

O shampoo transparente tem mais propriedades detergentes/ adstringentes e menos ativos hidratantes/condicionantes, e é por isso que é ideal para a primeira lavagem, de limpeza dos fios.

Tenha em mente que somente ele faz uma limpeza mais profunda e retira completamente os resíduos acumulados.

SHAMPOO PEROLADO

Este shampoo é cintilante, com um brilho perolado, e é um meio termo entre os shampoos transparente e leitoso, já que equilibra a limpeza e a hidratação, já que limpa e hidrata ao mesmo tempo.

A limpeza é leve, mais suave, não tão profunda como a do shampoo transparente. Ele limpa sem agredir os fios.

A hidratação é média, suficiente para maioria dos tipos de cabelos.

Os ativos condicionantes da fórmula perolada tratam o cabelo, mas não tanto quanto os do shampoo leitoso.

SHAMPOO LEITOSO

O tipo leitoso é um shampoo de tratamento, que tem uma textura mais “encorpada” e ativos que hidratam e repõe nutrientes e a umidade natural dos fios, reduzindo seu ressecamento.

Ele é mais específico, podendo ser hidratante, nutritivo, reconstrutor, anticaspa, ou para cabelos coloridos, descoloridos, ressecados, danificados, etc.

É ótimo para cabelos com química (quando chegar a idade certa, pois estou focada nos adolescentes) e que precisam de muita - e constante! – hidratação.

Mas tem um detalhe importante: como ele não contém tantos ativos de limpeza, pois seu foco é o tratamento, pode causar acúmulo de resíduos e deixar o cabelo pesado, com aparência de sujo, além de não permitir que o cabelo absorva os nutrientes de uma máscara de tratamento, por exemplo. Por isso, é recomendado fazer uma pré-lavagem com shampoo transparente pelo menos uma vez por semana para limpar profundamente os fios e o couro cabeludo, retirando todos os resíduos acumulados.


 RECOMENDAÇÕES DE USO:

CABELOS OLEOSOS: Shampoo transparente. Só ele, nas duas lavagens. Evite shampoos perolados e leitosos.

CABELOS MISTOS: Shampoo perolado. Se tiver a raiz muito oleosa e o resto do cabelo seco, use um shampoo transparente (na raiz) na primeira lavagem, e depois um shampoo perolado no cabelo todo. Se não for muito oleoso, use shampoo perolado nas duas lavagens, mas, de qualquer forma, uma vez por semana faça uma pré-lavagem com shampoo transparente, para limpeza profunda dos fios.

CABELOS NORMAIS: Shampoo perolado nas duas lavagens. Ou shampoo transparente na primeira lavagem e perolado na segunda.

CABELOS SECOS: Shampoo leitoso. Só ele, nas duas lavagens. Evite shampoos transparentes no dia a dia. Mas faça uma pré-lavagem com shampoo transparente uma vez por semana, para que faça uma limpeza mais profunda dos fios e do couro cabeludo, retirando completamente os resíduos acumulados.


COMO LAVAR OS CABELOS CORRETAMENTE?

Sempre lave o cabelo duas vezes, a cada vez que for lavar os fios, pois a primeira lavagem remove o excesso de sujeira e oleosidade do couro cabeludo, e só na segunda que os fios ficam completamente limpos.

Mas nada de exagero!! Duas vezes é o ideal, mais que isso não! Exagerar na limpeza acaba fazendo com que o cabelo produza mais oleosidade natural, para compensar a perda.

Primeiro molhe bem os fios e aplique o shampoo na raiz, massageando com as pontas dos dedos. Nunca com as unhas! E nada de embolar o cabelo. Tenha cuidado com os fios.

Também não passe produto direto nas pontas, apenas pegue o excesso do couro cabeludo e traga para as pontas e massageie bem todo o comprimento dos fios. De preferência, em mechas.

Enxágue bem e aplique shampoo de novo, repetindo o processo!
Enxágue os fios mais uma vez, retirando todo o produto. Se restar shampoo, o cabelo pode ficar sem brilho, pesado e ressecado. Por isso, lave bem!

Para saber se o cabelo está completamente limpo, basta passar a mão na raiz. Se ela estiver um pouco áspera e fizer um “barulhinho”, significa que os fios foram enxaguados corretamente.

Então é isto. É simples. Basta entender os tipos de shampoo e suas devidas funções e lavar corretamente.

Vamos à prática? Até a próxima postagem!!

Marcia Cruz
Coach e Jornalista