Alimentação saudável,

Afinal, como deve ser uma boa alimentação? Como montarmos um cardápio balanceado de forma simples?

20 janeiro Revista Conexão Nordeste 0 Comments

As frutas, verduras e legumes devem compor nossa alimentação, pois compõe a variedade de nutrientes necessários à saúde do organismo.

Dessa forma, quem deseja ter um cardápio balanceado não deve apenas comer arroz, feijão e carne, ou seja, deverá ingerir também os itens citados acima, pois farão muita diferença na dieta.
Para montar um prato saudável, rico em substâncias essenciais ao corpo, observe a pirâmide alimentar ao lado e anote os alimentos que devem compor seu cardápio balanceado, distribuídos nos quatro grupos de alimentos abaixo:
Alimentos energéticos, que dão combustível ao organismo: pão, massa, farinha, cereais, peixes e frutos do mar.
Alimentos construtores, cheios de proteínas: carnes, legumes, leite e derivados.
Alimentos reguladores, ricos em fibras, minerais e vitaminas: frutas, legumes e hortaliças.
Assim você se protege contra doenças relacionadas à falta de nutrientes!


PIRÂMIDE ALIMENTAR


A Pirâmide Alimentar foi desenvolvida pela primeira vez em 1992 por um departamento de agricultura americano e até hoje tem se mostrado uma importante ferramenta para os estudos na área de nutrição. A estrutura da pirâmide é caracterizada pela divisão, separando os alimentos por categorias e estipulando assim as porções de consumo.

A alimentação equilibrada fornece a quantidade de nutrientes necessária para o funcionamento do organismo, regulando as refeições e contendo os exageros. A seguir temos uma explicação a respeito de cada bloco da pirâmide alimentar e detalhes a respeito da formação.

- Bloco 1: a base da pirâmide, composta por uma grande quantidade de carboidratos, nutrientes responsáveis pelo ganho energético do corpo. Entre os alimentos que constituem o grupo, aparecem o macarrão, a batata, pães e cereais.

- Bloco 2: composto por frutas, verduras e legumes, são esses alimentos naturais que merecem destaque dentro no cardápio diário. Ricos em vitaminas e fibras, auxiliam o funcionamento do metabolismo.

- Bloco 3: grupo formado por carnes, ovos, leite e derivados. Conhecidos como alimentos construtores, possuem proteínas e cálcio que atuam beneficamente no corpo humano, preservando principalmente o sistema imunológico.

- Bloco 4: no topo da pirâmide aparecem os alimentos que apresentam altos índices de açúcar e gordura na composição. Esses produtos devem ser consumidos em porções moderadas para não oferecer riscos a saúde.



QUEIMA DE GORDURA ABDOMINAL


Dr. Marco Baggio, Nutricionista Expert em Emagrecimento Saudável, Aumento de Massa Muscular, Longevidade e Qualidade de Vida, Revela Através Deste Completo Guia De Emagrecimento, O ÚNICO Método Efetivo e Saudável Para Por Um FIM DEFINITIVO No Excesso de Gordura Abdominal e De Quebra Blindar o Seu Corpo Contra Doenças Crônicas Modernas.

O Guia Contém: 

O Segredo dos Magros - Como Queimar Gordura Abdominal
Técnicas Avançadas Para Queima de Gordura Abdominal
78 Receitas Para Definir Seu Abdômen