Giro DBV Social @By Marcia Cruz

Marcha dos Prefeitos, de 10 a 12 de maio, tem como tema principal a distribuição de royalties do pré-sal

05 maio Marcia Cruz 0 Comments

Prefeitos de todo o Brasil estarão reunidos em Brasília nos dias 10, 11 e 12 de maio num manifesto denominado "Marcha dos Prefeitos". 

Liderado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o objetivo é exigir a adoção dos critérios do IDH (Indice de Desenvolvimento HUmano) na distribuição dos royalties do pré-sal, de forma que os municípios mais pobres recebam mais, para desconcentrar a riqueza.
Luiz Caetano - pres. da UPB

A proposta, acolhida pelo coletivo dos participantes da reunião, foi feita pelo presidente da UPB - União de Prefeitruas da Bahia, Luiz Caetano, que é prefeito de Camaçari. Ele disse que a adoção dos critérios do IDH no pré-sal reafirma a prioridade anunciada pela presidente Dilma Rousseff, no discurso de posse, de colocar a superação da pobreza como meta maior do governo.

Para defender sua proposta, Caetano reuniu-se com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, além de vários prefeitos, e o subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Olavo Noleto. Na oportunidade, também falaram sobre os restos a pagar resultantes da suspensão dos convênios firmados com a União e os municípios no período entre 2007 e 2009 (click e saiba mais). O curso da conversa foi muito boa.



Paulo Ziulkoski - pres. da UNM
Outro tema que ganha destaque na Marcha dos Prefeitos é a busca por uma forma de compensar os mais de 150 municípios brasileiros, dos quais 42 na Bahia, que sofreram com a queda na receita provocada por redução na cota do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) porque tiveram diminuição no número de habitantes conforme o censo do ano passado do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Vamos acompanhar o desenrolar dos fatos.