Giro DBV Social @By Marcia Cruz

Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais acontece em agosto, na capital baiana

16 julho Marcia Cruz 0 Comments

A cidade de Salvador foi escolhida para abrigar, pela primeira vez, o  bianual e internacional Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, este ano em sua décima primeira edição. Tendo como tema central as "Diversidades e (Des)Igualdades", o congresso reunirá nos dias 07, 08, 09 e 10  de agosto, na Reitoria da Universidade Federal da Bahia e nas unidades do Campus Ondina da UFBA (PAF), conferencistas de renome internacional, como o escritor moçambicano Mia Couto, profissionais e estudantes das áreas das Ciências Sociais, História, Africanidades, Linguística,  Literatura e áreas afins, de todo o mundo, que falem português.

Organizado por um comitê composto de pesquisadores de todas as universidades públicas da Bahia, com a coordenação do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) da Universidade Federal da Bahia, o XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais realizará conferências (ver programação abaixo), mesas coordenadas com especialistas, encontros paralelos e terá uma rica programação cultural, com lançamentos de livros e shows.

EIXOS TEMÁTICOS

Durante os quatro dias do congresso, especialistas em Ciências Sociais e Humanidades de diversos países estarão reunidos para debater a diversidade e a complexidade de sociedades diferenciadas, nos mais variados aspectos, como é o caso dos países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tome e Príncipe e Timor Leste). Para isso, se utilizarão de atividades acadêmicas, culturais e institucionais, tendo como foco o intercâmbio de produção intelectual e o aprofundamento dos seus debates sobre identidade, processos educativos e diversidades culturais, direito, cidadania, sociabilidades plurais, patrimônios culturais, e outros temas relacionados.

O tema central, "Diversidades e (Des)Igualdades", terá suas questões discutidas em 11 eixos temáticos durante as mesas coordenadas, que tratarão de  “Identidades, poder e política no mundo luso-afro-brasileiro”, “Religiões e religiosidades: identidades e diversidades”, “Direitos e cidadanias: políticas públicas, educação, sustentabilidade e redes sociais”, “Cultura, sociabilidades e pluralismos culturais: interseções de gênero, classe, família, raça e etnia”, “Corpo, saúde e sexualidades”, “Patrimônios culturais: poder e memória”, ”Territorialidades e identidades: migrações, deslocamentos e diversidade cultural”, “Linguagens, literaturas e artes: diferenças e diversidades”, “Relações internacionais, Estado e pluralidade cultural: projetos, conflitos e conexões”, “Comunicação, ciência e tecnologia” e “Recursos naturais, campesinato e globalização: mobilização, conflitos e gestão”.

CONFERÊNCIAS
Conferência de Abertura - 07/08 – 18h – Salão Nobre da Reitoria da UFBA
“Longe das Guerras Santas: Histórias de Cooperação entre Muçulmanos e ‘Infiéis' na África Ocidental".
Paulo Farias – professor baiano, contemporâneo de Milton Santos, dedica-se há mais de trinta anos a decifrar os grandes enigmas das terras africanas . Hoje leciona na Universidade de Birmingham, Reino Unido, onde é também pesquisador do Centro de Estudos da África Ocidental.

Conferência - 08/08 – 18h – Auditório do Instituto de Letras – Lab Imagem / ao lado do PAF III
“Pesquisa e as Relações Sul-Sul”
Ebrima Sall, do Dakar, Senegal - secretário executivo do CODESRIA - Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África, uma pan-africana com sede em Dacar, com estatuto diplomático.
  
Conferência - 08/08 – 19h30 - Salão Nobre da Reitoria da UFBA
“Envelhecimento Demográfico e Políticas Públicas - Uma Nova Crítica Sociológica da Ideologia do Envelhecimento Ativo”

Manuel Villaverde, da Universidade Nova de Lisboa, Portugal - Coordenador do Instituto do Envelhecimento da Universidade de Lisboa, já foi presidente do Conselho Científico do Instituto de Ciências Sociais, diretor da Biblioteca Nacional e vice-reitor da Universidade de Lisboa.

Conferência - 09/08 – 19h30 - Salão Nobre da Reitoria da UFBA
Crescimento Econômico e Desigualdade: As Novidades Pós Consenso de Washington”

Carlos Lopes,  da Guiné Bissau - sociólogo, Ph.D. em História pela Universidade de Paris-1 e especialista em desenvolvimento e planejamento estratégico. Trabalhou na ONU como economista do desenvolvimento e foi designado pelo secretário-geral da entidade, Kofi Annan, como representante do órgão no Brasil, onde acumula também as funções de representante-residente do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Conferência de encerramento – 20h – Teatro Castro Alves

“Um Mar Vivo: Como Jorge é Amado em África”

Mia Couto, escritor de Moçambique, que além de ser considerado um dos escritores mais importantes de seu país, é o escritormoçambicano mais traduzido. Na conferência Mia Couto fará uma leitura africana da obra de Jorge Amado, exatamente no dia do seu aniversário, quando o escritor baiano completaria 99 anos.

As inscrições para o XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais já estão encerradas. Estão sendo aceitos apenas participantes ouvintes. Informações adicionais podem ser encontradas no endereço eletrônico http://www.xiconlab.eventos.dype.com.br/