Dicas DBV Turismo,

Três aeroportos da região Nordeste ganham autorização para obras de reforma e ampliação: Ceará, João Pessoa e Sergipe

26 setembro Marcia Cruz 0 Comments

Aeroporto Internacional de Guararapes, no Recife
A Infraero informou que a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) do Ceará, já autorizou a licença ambiental para as obras no Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins, um dos que serão utilizados diretamente no tráfego aéreo para a Copa 2014.

O aeroporto tem capacidade atual de 2,8 milhões e passará a 9 milhões até o final de 2013. Uma segunda etapa possibilitará sua ampliação para 14,2 milhões até 2016.

Além do Terminal, as melhorias serão de adequação do sistema viário e a ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves e obras complementares. Estão previstos investimentos de R$ 350 milhões. “A licença, além de garantir o início das obras, atesta o atendimento da Infraero à legislação ambiental em vigor”, notou o superintendente do aeroporto, Wellington Santos.

Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, de João Pessoa

A estatal responsável pelos aeroportos do Brasil também assumiu hoje a proposta 
para as obras de modernização do Aeroporto Internacional  Presidente Castro Pinto, de João Pessoa, orçadas em R$ 600 mil.  Serão instalados dez novos balcões de check-in, ampliando de 18 para 28 o número de atendimento aos passageiros da capital paraibana.  A entrega desta melhoria será para a próxima alta temporada turística.

Além dos balcões de check-in, o projeto tem ainda a instalação de uma nova esteira transportadora de bagagens, criação de uma nova área para abrigar dois novos escritórios para as companhias aéreas e nova praça coberta de bagagens.

Maquete do novo Aeroporto Santa Maria, em Aracaju

Sergipe também terá o Aeroporto de Santa Maria ampliado. Prevista para junho de 2012, as obras irão incluir a construção de um novo anel viário no entorno do aeroporto, o desmonte do que restou no Morro do Avião e a elaboração dos projetos da pista e da estação de passageiros, um novo terminal de cargas, além dos estudos de impactos ambientais na região.

Segundo dados da Infraero, o Aeroporto Santa Maria saltou de 589.719 mil passageiros, em 2006, para 940.389 mil passageiros, em 2010, num crescimento de quase 60%, maior que a média nacional para o mesmo período que foi 52%. "Se continuarmos com esse ritmo de crescimento, a capacidade operacional do Aeroporto Santa Maria estaria comprometida em no máximo 5 anos. Além disso, considerando que ampliaremos as campanhas de divulgação do estado e com a chegada da Copa do Mundo no Brasil, este ‘gargalo’ aéreo poderia ser antecipado", alertou o secretário de Turismo de Sergipe, Elber Batalha.
A grande e boa notícia em relação à melhoria na quantidade de voos do aeroporto é que Sergipe teve um aumento de quase 100%, ampliando sua malha aérea para 24 voos diários este ano, totalizando 44 movimentos todo dia entre chegadas e partidas.

Em janeiro 2010 eram 12 voos, ou seja, 24 movimentos diários. Só em 2011 foram 10 novos voos operando no Santa Maria. Isso significa uma média de 30 mil novos assentos por mês. Vale ressaltar que em 2006 o estado possuía apenas 9 voos diários. Existe também uma previsão para que até o final de 2011 Sergipe atinja a marca de 1 milhão de passageiros. "O crescente movimento no aeroporto está sendo estreitamente coordenado pela Infraero e Anac, com as empresas aéreas, para que não sejam incluídos novos voos nos horários de pico, garantindo a manutenção do conforto aos passageiros e usuários que utilizam o terminal de passageiros e a disponibilidade de vagas no pátio de aeronaves, a expectativa é de que em 2011 sejam processados um milhão de passageiros no Aeroporto Santa Maria", disse Luiz Bittencourt, superintendente da Infraero em Sergipe.