Fique por dentro!

Lula é o 5° presidente da história do Brasil a ser preso. e tb o 5° ex-presidente condenado pela Lava Jato

10 abril Marcia Cruz 0 Comments


Ao contrário do que alguns dizem por aí, Lula não é o primeiro presidente brasileiro a ser preso, no Brasil. Mas é o primeiro acusado de corrupção. Embora seja raro ver um presidente da República condenado e mais raro ainda vê-lo na cadeia, antes dele, mais quatro presidentes do Brasil foram parar atrás das grades: 1 - Marechal Hermes da Fonseca (1910-1914), 2 - Washington Luís (1926-1930), 3 - Artur Bernardes (1922-1926) e 4 -Juscelino Kubitschek (1956-1960). Lula também é o 5° ex-presidente da América Latina condenado graças a investigações da Lava Jato, e o 3° a ser preso (além dele, já estão presos os ex-presidentes do Peru e Panamá), e dois estão foragidos (El Salvador e outro ex-presidente do Peru, também condenado). Saiba mais!! Continue lendo!!

LAVA JATO: BRASIL, PERU, GUATEMALA, EQUADOR E EL SALVADOR

Condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Lula foi preso na última sexta-feira (6/4), por determinação do juiz federal Sergio Moro, graças a investigações de esquemas na Operação Lava Jato.

Investigações internacionais na Lava Jato também já levaram à prisão o ex-presidente do Panamá, Ricardo Martinelli (preso em 2017), e o ex-presidente do Peru, Ollanta Humala, que presidiu o Peru entre 2011 e 2016, e foi preso juntamente com sua esposa, a ex-primeira dama Nadine Heredia. A Lava Jato também já condenou o antecessor de Humala, Alejandro Toledo, que encontra-se foragido nos Estados Unidos. No fim de dezembro do ano passado, o Ministério Público do Peru apresentou um requerimento de extradição do ex-presidente peruano; o processo de extradição ainda está em andamento.

A Lava Jato também já condenou o ex-presidente de El Salvador, Maurício Funes, que também está foragido, e o ex-vice presidente do Equador, Jorge Glass, condenado há seis anos de prisão. O Equador é o segundo maior devedor do Brasil na América do Sul, ficando atrás apenas da Argentina.

No Brasil, a defesa do ex-presidente Lula ainda luta por recursos judiciais para que ele possa aguardar o julgamento em liberdade, e este é um assunto que, certamente, ainda renderá notícias e manchetes por um bom tempo.

Saiba mais sobre a Lava Jato:

Site Oficial da Lava Jato / Ministério Público Federal
http://www.mpf.mp.br/para-o-cidadao/caso-lava-jato

Lava Jato - Polícia Federal
http://www.pf.gov.br/imprensa/lava-jato/numeros-da-operacao-lava-jato

Fantástico - Rede Globo (Exibido em 08-04-2018)
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2018/04/investigacoes-da-lava-jato-tem-desdobramentos-na-america-latina.html


CONHEÇA A HISTÓRIA DOS OUTROS PRESIDENTES BRASILEIROS QUE TAMBÉM FORAM PRESOS

Mas vamos agora conhecer um pouco da história dos outros quatro presidentes brasileiros que foram presos. Frisando, não por suspeita de corrupção.

Marechal Hermes da Fonseca (preso em 1922) 

Presidente de 1910 até 1914, o Marechal Hermes da Fonseca assumiu o governo em um período conturbado da história brasileira, logo após a Revolta da Chibata, e seu cargo nas Forças Armadas foi usado em sua campanha eleitoral, na qual ele se vendeu como salvador da pátria.

Sua prisão aconteceu oito anos após o fim de seu mandato, em 1922, durante a presidência de Epitácio Pessoa. Fonseca criticou duramente a intervenção do governo federal na eleição estadual de Pernambuco, o que provocou sua prisão no dia 2 de julho de 1922. Ele só sairia da cadeia em janeiro de 1923, já doente, após o fim da gestão de Epitácio Pessoa.

Washington Luís (preso em 1930) 

Conhecido pelo lema “governar é abrir estradas”, Washington Luís foi deposto no dia 24 de outubro de 1930 pelo golpe de estado que colocaria Getúlio Vargas na presidência. Ele saiu do Palácio Guanabara acompanhado por Sebastião Leme, então cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, e foi levado para o Forte de Copacabana.

Exilou-se na Europa e nos Estados Unidos, e só voltou ao Brasil após do fim da ditadura Vargas, em 1947. Viveu recluso em São Paulo até sua morte, em 1957, aos 87 anos. Morreu pobre.

Artur Bernardes (preso em 1932) 

Ao apoiar a Revolução Constitucionalista, tentando criar um levante em Minas Gerais, Artur Bernardes, presidente de 1922 a 1926, acabou preso no dia 23 de setembro de 1932, e depois levado para a Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro. Seria ainda transferido para a Ilha do Rijo e para o Forte do Leme. Em 4 de dezembro foi solto e partiu para o exílio em Portugal.

Juscelino Kubitschek (preso em 1968)

O Ato Institucional nº 5, que determinou o fim de várias liberdades civis durante a ditadura militar instituída em 1964, levou Juscelino à cadeia. Na noite de 13 de dezembro de 1968, o ex-presidente era o paraninfo de uma turma de engenharia durante uma formatura no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Quando estava saindo da cerimônia, foi preso e levado para um quartel em Niterói. Lá ficou preso por dias com a roupa do corpo, num pequeno quarto com um buraco no teto, de onde era observado o tempo todo.

Após sair do quartel, ficou preso em seu apartamento durante um mês.


RESUMINDO.... 

Precisamos apoiar ações e investigações contra a corrupção e contra a impunidade. No Brasil, uma das medidas prioritárias é acabar com o Foro Privilegiado. 

No site do Senado Federal tem o portal eCidadania, onde as pessoas podem propor sugestões de mudanças. Caso cheguem a 20 mil apoios, a ideia se torna uma Sugestão Legislativa e será debatida pelos senadores. 

No momento, existe uma ideia em votação proposta por Aroldo Souza Bastos, do Mato Grosso do Sul, e o prazo para dá apoio termina dia 26/04/2018.

Click no link e dê seu apoio: 

https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=97521


"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons." - Martin Luther King

FALAR BEM CONECTA



Saber se comunicar é fundamental! É importante transmitir suas opiniões de forma clara, inteligente, autêntica, mas também com confiança.

E o Dicas Bem Viver indica o curso de comunicação Falar Bem Conecta, que irá te ajudar a melhorar seus relacionamentos e aumentar sua reputação. 


Sessão 1 - Mais Persuasão - Controlando o Volume e Frequência da sua Voz! Nesta Sessão, você terá exercícios poderosos e de fácil aplicação para se comunicar com mais clareza e equilíbrio. 

Sessão 2 - Comunicação que Conecta - Expressão Corporal e seu poder de comunicar o que as pessoas querem. Você aprenderá o quanto os gestos e a comunicação direcionada para cada pessoa e situação podem aumentar em até 45% seus resultados. 

Sessão 3 - Segurança e Confiança - Técnicas e Estratégias de Objetividade e Certeza. Irei te apresentar os 4 pilares estratégicos para uma apresentação natural, confiante e eficaz. 

Sessão 4 - Apresentações Poderosas - Construindo diálogos e influência. Através de um método fácil e prático, agora você irá criar um roteiro com um começo, meio e fim surpreendentes.



Para saber mais sobre o FALAR BEM CONECTA, clique aqui!! 





"Nunca se prepare quando você precisa estar pronto" - Ricardo Silva.