DBV,

6 sugestões de ervas e temperos para começar sua horta em casa ou apartamento

08 janeiro Marcia Cruz 0 Comments


Quem não gostaria de ter suas próprias ervas e temperos em casa, ao alcance da mão e sem agrotóxicos, não é mesmo? E para quem acha que isto só é possível para quem tem grandes áreas, está enganado. Mesmo para quem mora em apartamentos pequenos, ter sua própria horta é sim possível.  E as opções são inúmeras, desde painéis de madeira, pallets ou caixotes, a telas com vasos pendurados, a vasos de diferentes materiais, como até mesmo garrafas plásticas PET ou de água mineral e canos PVC que você pode reciclar, além de pneus velhos ou mesmo xícaras. 

O importante é escolher um local arejado, que possa pegar pelo menos quatro horas de sol, para manter as plantas saudáveis. Vou colocar a seguir algumas sugestões e, depois 6 ervas e temperos para que você coloque a mão na massa e tire seu projeto de horta em casa do papel em 2019. 

SUGESTÕES PARA VOCÊ MONTAR SUA HORTA















SUGESTÕES DE ERVAS E TEMPEROS PARA VOCÊ COMEÇAR SUA HORTA EM CASA.


Como prometido, confira agora a sugestão de seis ervas e temperos que são faceis de achar e cultivar, para que seja seu ponto de partida para ter sua horta em casa.

Manjericão


O manjericão é uma planta muito versátil, utilizada em diversos pratos e muito comum em algumas regiões do Brasil. Ele se adapta muito bem a climas mais quentes e gosta de bastante sol. Para mantê-lo na sua horta em casa, as regas devem ser constantes e moderadas. Uma dica importante: as flores do manjericão “roubam” a força da planta e devem ser cortadas.


O manjericão é um tipo perfeito de planta para se manter em uma horta em casa, pois é útil e não precisa de muitos cuidados, além de não precisar de muto espaço, que é outro ponto muito positivo.

Além do mais, o manjericão tem um cheiro maravilhoso e fica ótimo em saladas e molhos. 

Alecrim

De origem mediterrânea, o alecrim é uma planta rústica e que vive muito bem em climas quentes e terrenos mais arenosos. Na sua horta em casa, ele não precisa de água em abundância para viver e é bem resistente. É comumente utilizado em preparos de carnes e é um coringa na horta da cozinha.

O alecrim é um dos temperos mais aromáticos para se ter em uma horta em casa.

Hortelã

Erva extremamente aromática que vive bem em áreas com um pouco menos de sol, essa é a hortelã, uma ótima opção para a horta em casa. Sua raiz, que se espalha rapidamente, e seu aroma forte podem prejudicar o crescimento de outras plantas. Sendo assim, o ideal para a sua horta caseira é que a hortelã seja plantada em um vaso ou espaço separado de outras plantas.

Hortelã é também uma ótima opção para fazer chá nos dias frios ou para ajudar na digestão.

Pimenta

A culinária brasileira é recheada de diversas preparações utilizando a pimenta. A infinidade de espécies também permite que você tenha uma horta na cozinha só de pimentas. A pimenta também precisa de um espaço isolado na horta em casa, pois ela também pode prejudicar o desenvolvimento de espécies mais frágeis e que estejam ao seu lado.

Com suas cores fortes, as pimentas enriquecem o visual de sua horta. Um detalhe: as pimentas também devem ter um espaço isolado em sua horta em casa. Ou seja, tem que ser um vaso só para elas.

Orégano

Orégano lembra… pizza! Mas este tempero também dá um toque especial a assados e molhos. Para sua horta em casa, é bom saber que ele adapta-se muito bem a climas mais amenos, mas não abre mão do sol. 

Assim como o manjericão, o orégano gosta de regas moderadas e constantes e também são maravilhosos em molhos.

Salsa

Outro tempero muito comum na culinária brasileira é a salsa, que gosta de climas mais amenos e suporta bem ambientes com menos sol em que haja um pouco de sombra. Para sua horta em casa, tenha em mente que a salsa gosta de solos com boa drenagem e irrigação constante.

AGORA, MÃOS À OBRA!!

As ervas indicadas são bem comuns, fáceis de encontrar e cujo trato é relativamente simples. Ou seja, são ideais para você plantar na sua cozinha ou no cantinho que tiver, usando pequenos vasos e jardineiras, formando, finalmente e sem mais desculpas, sua horta em casa.

Até o próximo post!!