DBV,

Entrevista de emprego: vista-se para impressionar.

22 fevereiro Redação DBV - Dicas Bem Viver 0 Comments




90% da comunicação humana refere-se à comunicação não-verbal, ou seja, antes mesmo que você diga uma só palavra, é provável que as pessoas ao seu redor já tenham formado uma opinião sobre você.

Isso, ao contrário do que se pensa, vale principalmente para encontros românticos ou entrevistas de emprego, já que nestes momentos nos encontramos particularmente suscetíveis a aprovação de terceiros.

Um drama comum entre a maioria das pessoas, principalmente homens, que estão para ir a uma entrevista de emprego é decidir qual a roupa adequada para não correr o risco de passar uma mensagem equivocada ao entrevistador.

E, não se engane: a roupa vestida durante uma entrevista de emprego pode passar uma imagem de poder e confiabilidade a seu respeito ou ainda, uma imagem de fracasso, desânimo, cansaço e até mesmo falta de interesse, em caso do uso das peças erradas.

Não é possível criar uma regra, já que cada empresa tem seu estilo, contudo, podemos ficar atentos às seguintes dicas que podem se adaptam a diversas realidades e ajudarão você a criar um visual que transmitir a exata mensagem que deseja passar. Confira:

1.    Entrevista de Emprego: Conheça o Perfil da Empresa


Saiba a comunicação de poder através do visual varia de empresa para empresa. Por exemplo, algumas delas atualmente optam por trajes informais e casuais.

Uma forma de ilustrar isso são as agências de publicidade ou outras empresas que têm suas atividades baseadas na internet.

Caso conheça alguém que já trabalhe na empresa onde será entrevistado, ótimo, assim você poderá procurar as informações necessárias para acertar na escolha das peças.

As características descritas na divulgação da vaga também dizem muita coisa.

Em empresas que pedem uma maior formalidade, as vagas geralmente são descritas como júnior, pleno e sênior, sendo que cada um corresponde a um grau de importância. Diante disto, é possível saber que roupa precisa usar, mas com cautela, para não passar uma ideia errônea sobre você, e quebrar a expectativa que o entrevistador pode ter.

Para o cargo júnior, por exemplo, um look despojado com calça de jeans cru bem ajustada, camisa social azul-marinho ou preta, e um belo sapato casual, serão suficientes.

Para um cargo pleno, um belo blazer escuro ou simplesmente uma camisa social branca bem ajustada, calça social e um belo par de sapatos sociais passarão a impressão correta ao entrevistador.

Para o cargo sênior, opte pelo uso de um belo e alinhado terno, gravata, calça social e sapato também social.

O salário também diz muita coisa: um empregador que oferece um salário de R$1.500,00 não espera que você compareça à entrevista de terno e gravata; já aquele que oferece R$7.000,00 ou mais, não irá apreciar uma calça jeans, camiseta comum de malha e muito menos tênis.

2.    Fuja dos Estereótipos


Ou seja, busque não se vestir do mesmo jeito que todo mundo se veste.

Que tal inovar um pouco com itens que não têm prazo de validade?

Uma calça de sarja mais clara com um colete mais escuro, ou mesmo uma calça escura com um colete também escuro; ou então, uma calça de sarja combinando com uma camiseta e blazer.

As variações são muitas e você optar por aquela que te deixa com um visual bacana, poderoso, em que você se sinta, sobretudo, confiante.

3.    Elimine peças que te tiram o poder


Algumas peças podem, definitivamente, tirar todo o poder do seu visual e, por isso, devem ser evitadas a qualquer custo em looks para determinadas ocasiões e/ou locais, um bom exemplo disso são os tênis de corrida.

Apesar de serem adequados para looks esportivos, aí vai um reforço de uma dica que já é antiga, cavalheiro: jamais combine tênis de corrida num look para fazer uma entrevista de emprego.

Nem sempre é necessário o uso de um sapato social, mas daí um tênis de corrida cheio de aparatos e amortecedores também não dá, combinado, cavalheiro?

No lugar dele, use um modelo de sapatos casuais, por exemplo, são joviais, sempre elegantes e nunca saem de moda.

4.    Conheça o entrevistador e analise a forma como ele se veste


A internet é mesmo fantástica; através dela você pode descobrir quem será o entrevistador e dar uma boa pesquisada nos perfis dele no Facebook e principalmente Linkedin que é uma rede voltada para negócios.

Se conhecer alguém que já teve ou tem algum contato com ele, melhor ainda, por que assim, você poderá perguntar como ele costuma se vestir e usar essas informações para acertar em cheio no traje.

5.    Dispense acessórios de cabeça


Esta é uma regra básica: não se deve jamais ir a uma entrevista de emprego com qualquer tipo de adereço na cabeça, ainda que você ache que casou direitinho com a roupa ou com seu estilo.

Chapéus, gorros e bonés têm hora específica para serem utilizados, e com certeza o momento para utilizá-los não é em uma entrevista de emprego.

6.    Não se vista de maneira básica demais


Quando você vai a uma entrevista usando camiseta e calça jeans, ou seja, uma roupa extremamente básica, você está transmitindo para a pessoa que irá te entrevistar a mensagem de que você é totalmente básico, o que pode não ser uma boa impressão…

Camiseta branca e básica, só por baixo de uma camisa, e somente no inverno.

Esse conteúdo foi útil para você, cavalheiro?


Cavalheiro, primeiro, saiba que ler esse conteúdo conteúdo até o fim é apenas um dos importantes passos na caminhada da construção de um estilo poderoso e de destaque. Parabéns pelas iniciativa de questionar aquilo que é comum e querer expressar sua personalidade através do estilo!