Cidadania,

Quando a paixão pela política nasce na família

13 novembro Marcia Cruz 0 Comments

 
Priscila Gambale, Gustavo Siqueira, Abelzinho e Xilão: candidatos no Alto Tietê, em São Paulo

As eleições estão chegando e, em meio ao corre corre do dia a dia, as pessoas também precisam encontrar tempo para avaliar seus candidatos, suas propostas e também as suas histórias. E é interessante observarmos casos de candidatos que se inspiraram em parentes próximos, mostrando que o talento na política também está no “sangue da família”.
 
E eu cito alguns exemplos da região do Alto Tietê, no interior de São Paulo, como é o caso da candidata à Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale  (PSD), inspirada e apoiada por seu irmão, o deputado estadual Rodrigo Gamballe, e também dos candidatos a vereador: Abel Franco Larini (PL), o Abelzinho, candidato em Arujá, inspirado pelo seu pai, Abel José Larini, que foi prefeito da cidade por quatro mandatos; Marcilio Chilao (PSL), o Xilão, candidato na cidade de Suzano, que também foi inspirado pelo seu pai, o ex-vereador Marcílio Gonçalves Pereira; e Gustavo Siqueira (PSDB), candidato em Mogi das Cruzes, inspirado pelo seus avós Ivan Siqueira e Eliza Torrezani Siqueira, que foi a primeira vereadora da cidade, e também pelo seu bisavô,  Cícero Alves dos Anjos , que foi ex-prefeito da cidade.
 
Para muitos, com tantos problemas envolvendo a política, torna-se duvidoso trilhar esse caminho. Mas é esse o pior perigo, pois é justamente de boas pessoas e de bons profissionais, capacitados e responsáveis, que o Brasil precisa para dar à política seu merecido lugar de destaque. E este é o desafio destes jovens políticos citados: mostrar que podem, sim, fazer a diferença, e que política, sim, é um lugar de honra, e também de paixão que pode, sim, nascer no seio familiar.

E eu quero te convidar para conhecer um pouco mais a história do Gustavo e do seu avô, e fazermos juntos duas importantes reflexões. Vem comigo!

Ivan Siqueira e o seu neto, Gustavo Siqueira

Eliza Torrezani Siqueira foi a primeira mulher vereadora de Mogi das Cruzes

*EXPERIÊNCIA DO PASSADO COM A OUSADIA DO FUTURO*
 
A história do Gustavo me chamou muito a atenção, como um todo, e por isso fiz esse destaque. É nítido o seu amor pela cidade de Mogi das Cruzes, considerada a principal da região do Alto Tietê, e ele faz questão de dizer que é mogiano de nascimento e também de coração. Também é nítido como a política sempre acompanhou toda a sua vida, bem como a luta pelas causas da cidade.
 
Desde pequeno, ele aprendeu sobre a importância do poder legislativo com o seu avô, Ivan Siqueira, vereador entre 1960 e 2000, e também com a sua avó, Eliza Torrezani Siqueira, que foi a primeira vereadora da cidade (entre 1968 e 1973). Ele também é bisneto do ex-prefeito de Mogi, Cícero Alves dos Anjos (1940-1944). Uma família de grandes talentos políticos da cidade de Mogi, o que acabou influenciando sua escolha pela vida pública.
 
Em 2002, Gustavo foi chefe do Pronto Atendimento ao Cidadão, passando em seguida a assumir a chefia da Limpeza Pública, até 2008. Também atuou como assessor parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília, de 2010 a 2014 e, por último, foi Diretor de Limpeza Pública, na gestão do atual prefeito de Mogi, Marcus Melo (candidato a reeleição), onde também coordenou os serviços de limpeza e manutenção de praças, parques e avenidas. Como principais bandeiras, ele defende a proteção animal, o saneamento básico, e a luta pela manutenção e serviços dos bairros, principalmente os periféricos, onde estão as pessoas mais carentes e que mais precisam do apoio dos serviços públicos. E assim ele une a experiência do passado, sua própria e de sua família, com a ousadia do futuro, já que ainda é tão jovem.
 
Gustavo é uma prova que a política precisa de bons políticos e que não podemos ter preconceito por candidatos que venham de uma família que tenha outros políticos. O foco é a qualidade profissional e o real comprometimento com a causa. Se a pessoa não tiver nenhum dom para a política e quiser sobreviver baseado no sucesso dos outros, que os eleitores saibam separar o joio do trigo.
 
Assim como muitos médicos, advogados, professores, jornalistas, escritores e etc, podem se inspirar em familiares, os políticos também podem. Mas não é o parentesco ou o sobrenome que irá lhe garantir o sucesso, e isso cabe ao mercado e aos eleitores, no caso da política, separar os falsários e impostores, pois estão no lugar errado. E a máscara, cedo ou tarde, irá cair! É só olhar a qualidade dos resultados!

Ivan Siqueira: quando a justiça é injusta
 
*QUANDO A JUSTIÇA É INJUSTA*
 
Outro ponto a destacar na história do Gustavo, é o que aconteceu com seu avô, Ivan Siqueira, que foi condenado por improbidade administrativa e inocentado após 13 anos, por unanimidade. Só que, um ano antes, sem suportar toda a situação injusta e caluniosa, acabou cometendo suicídio.
 
Essa situação do avô do Gustavo nos faz refletir sobre a situação atual, onde tantas reputações são destruídas em jogos de poder, sem que se tenha o devido respeito a vida humana e também a própria justiça, que precisa ter muita responsabilidade ao julgar e ao punir uma pessoa. Também nos revela a demora em se julgar um caso, pois foi após 12 anos de espera que a esperança do seu Ivan se foi, junto com sua vida, pois ele sentia-se roubado de sua dignidade. Injustiçado!
 
É claro que também vemos casos de puro descaso e também de ativismo judicial, que milita por causas, muitas delas injustas e negativas para a sociedade, como um todo, ou mesmo com causas que lesam a Pátria, roubando, literalmente, o futuro e a liberdade da nação, e que se perpetuam num jogo de poder onde poucos ganham e a maioria perece.


 
*ESPERANÇA PARA O FUTURO*
 
Porém, tanto para a política quanto para a justiça, é preciso olhar para o futuro e é preciso que pessoas do bem queiram atuar, seja na política ou no judiciário, realmente de forma limpa e justa. E é por isso que eu torço, oro e espero, por um futuro melhor, não para poucos, mas para todos. Mas sem esmolas e sem escravidão, com dignidade, liberdade, ordem e progresso. Respeitando-se as famílias (que é a base da sociedade!), os valores e princípios do bem e da luz, a justiça justa e sem militância e uma política onde o povo, que é o verdadeiro patrão, seja devidamente respeitado.
 
Desejo uma feliz eleição ao Brasil no próximo domingo, dia 15 de novembro de 2020. Que sejam eleitos os melhores para o povo brasileiro, numa eleição limpa, sem fraudes, e que cada candidato seja consciente do seu papel e da sua missão na política. Que os eleitos possam fazer um bom trabalho e construir um bom legado, passando a sua paixão às próximas gerações, como vemos nos casos citados na matéria.
 
E a eles eu desejo uma feliz eleição! A todos os leitores, responsabilidade no voto!
 
Salve a nossa Pátria amada e querida, o nosso Brasil!
 
Feliz eleições, Brasil!

 
Marcia Cruz