DBV Confere,

Gilberto Gil é eleito o mais novo imortal da ABL

12 novembro Marcia Cruz 0 Comments



Considerado um dos principais nomes da música brasileira, o cantor e compositor Gilberto Gil é o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras. A eleição para a cadeira número 20 aconteceu nesta quinta-feira (11).

A vaga era ocupada pelo acadêmico e jornalista Murilo Melo Filho, que morreu em maio do ano passado.

Seguindo a tradição, a sessão que consagrou o novo membro foi secreta. Os acadêmicos puderam votar por carta, presencialmente ou de forma virtual.

Gil garantiu 21 votos, três a mais do que o necessário. Ele conta que se sentiu honrado com a escolha.

Outros dois candidatos concorreram à vaga: o poeta Salgado Maranhão, vencedor de dois prêmios Jabuti, e o crítico literário Ricardo Daunt, doutor em Letras e PHD em Literatura Comparada.

Salgado foi escolhido por sete acadêmicos e Ricardo não recebeu nenhum voto. Também houve quatro votos em branco e dois nulos.

O presidente da ABL, Marco Lucchesi, diz que a escolha de Gil celebra a união entre a cultura erudita e cultura popular.

Titular da cadeira 7, o cineasta Cacá Diegues classificou Gilberto Gil como um grande pensador do Brasil.

Os candidatos ao título de imortal devem ser brasileiros e ter pelo menos um livro escrito. No início do mês, a atriz Fernanda Montenegro foi aprovada para ocupar a cadeira de número 17 da instituição. Outras três eleições vão acontecer até o fim do ano.

A escolha dos novos membros precisou ser adiada por causa da pandemia, mas a expectativa é que eles assumam as vagas no primeiro semestre do ano que vem.