Saúde

Mitos que prejudicam nossa saúde - Parte I. Tem coisas surpreendentes. Leia já!

24 janeiro Revista Conexão Nordeste 0 Comments

Dizem que de médico e louco todo mundo tem um pouco, né verdade? Por conta disto, muitos mitos acabam nos confundindo, pois de tanto serem repetidos, fica a dúvida: será mesmo verdade? Será só boato ou realmente funciona? 

Pensando nisto, trouxemos uma série de três postagens com alguns destes mitos. Nos acompanhe!


1 Beber água com açúcar acalma
A mistura pode até gerar certo alívio psicológico, mas não produz qualquer efeito tranquilizante. Tudo não passa do famoso "efeito placebo". Afinal, o açúcar é fonte de energia. E só. Na hora do estresse, o melhor a fazer é oferecer um chazinho de camomila ou de erva-doce a quem estiver nervoso.


2
Celular causa tumor cerebral
Vários estudos já tentaram estabelecer uma relação entre o uso de celular e o aparecimento de tumor, mas os resultados não comprovaram qualquer associação. Por enquanto, a única comprovação científica é que celular pode, sim, causar uma pequena interferência eletromagnética em aparelhos hospitalares.

3
Doar sangue engorda
Hematologistas afirmam: a doação de sangue não engorda. Mas, a propósito, por que engordaria? Nada é ingerido pelo doador ou infundido em sua veia. Nem tampouco emagrece. O volume doado, no máximo 450ml, é reposto pelo organismo nas primeiras 24 horas após o ato. A propósito, doar também não afina ou engrossa o sangue. Nem causa dependência. 



4 Alimentos diet têm menos calorias
A finalidade de um produto diet não é ter menos caloria e, sim, eliminar algum ingrediente de sua composição, por exemplo, o açúcar, para atender quem precisa seguir dietas especiais, como os diabéticos. "Às vezes, para compensar a falta de açúcar, adiciona-se maior quantidade de gordura", alerta o endocrinologista Tércio Rocha.

5
Comer margarinaé mais saudável do que manteiga
Enquanto a margarina é de origem vegetal, a manteiga é de origem animal. Mas isso não torna a primeira mais saudável. Seu processo de hidrogenação produz gordura trans, que aumenta o colesterol ruim (LDL) e reduz o bom (HDL).

6
Usamos apenas 10% do cérebro
Neurologistas afirmam que não há qualquer razão científica para se supor que apenas 10% do nosso cérebro seja utilizado. "Os neurônios estão sob permanente estimulação. Se utilizássemos apenas 10% de nossa capacidade cerebral, 90% dos nossos neurônios já teriam morrido", afirma a neurologista Maria Eduarda Nobre.

7
Beber refrigerante direto na latinha causa leptospirose
A bactéria leptospira, responsável pela transmissão da doença, só sobrevive em ambientes com temperaturas elevadas, por volta dos 30°C, e latas de suco, cerveja ou refrigerante costumam ser servidas geladas. Além disso, a boca produz enzimas que neutralizam a ação desse micro-organismo.

8
Vitamina C previne gripes e resfriados
Eis um mito que deve ter sido inventado pela indústria farmacêutica. Recente estudo australiano realizado com 11 mil pessoas testou a suposta veracidade da afirmação. Metade tomou vitamina C e metade, placebo. Ao final, não houve diferença na incidência de gripe entre os grupos.
9
Assistir à TV de perto prejudica a visão
Os médicos garantem que tal hábito não prejudica a saúde dos olhos. E ler com pouca luz também não. Mas ressalvam: "Pode ser um indício de que a pessoa tem algum problema de visão, como a miopia. Pessoas com a visão normal se sentem incomodadas com a proximidade da tela", alerta o oftalmologista Luiz Pedro Dario.

10
Adoçantes com aspartame causam câncer
A Food and Drug Administration (FDA), órgão dos EUA que regula alimentos e remédios, já pôs fim ao mito depois de garantir que o adoçante artificial é seguro para a saúde. A polêmica surgiu em 2005, quando a Fundação Ramazzini, na Itália, afirmou que o aspartame teria causado leucemia e linfomas em camundongos.

Fonte: Revista Viva Saúde/Uol


Gostou das dicas? Tem mais!... Acompanhe!...

Marcia Cruz
cruzmarcia@gmail.com

Curta nossa página no Facebook - 
https://www.facebook.com/DicasBemViver.byMarciaCruz