Saúde

Mitos que prejudicam sua saúde – Parte II

24 janeiro Revista Conexão Nordeste 0 Comments

Dando sequência a esta série de três postagens sobre estes mitos que prejudicam nossa saúde, vamos agora conhecer mais alguns. E não é que alguns são mesmo verdadeiros?!



11 Comer banana evita cãibra
Muitos acreditam que a fruta evita cãibra por ser rica em potássio. Acontece que a eventual falta desse mineral no organismo não provoca desconforto muscular. "A desidratação é a principal responsável pelas cãibras e isso ninguém previne com a ingestão de bananas", explica o ortopedista Rogério Teixeira da Silva.

12
Osteoporose só atinge mulheres
Por volta dos 50 anos, para cada três mulheres, um homem desenvolve a doença. "A partir dos 70 anos, a incidência é praticamente a mesma nos dois sexos", afi rma o geriatra Salo Buksman. As mulheres têm osteoporose mais cedo que os homens por causa da menopausa, que reduz a produção de estrógeno e compromete a absorção de cálcio pelos ossos.

13
Cerveja preta aumenta a produção de leite materno
Há quem diga que essa bebida aumenta o leite materno porque a cevada é fonte de proteínas, fibras e vitaminas. A ciência discorda."O que realmente influência na produção de leite é beber água", simplifica o obstetra Bruno Derbli. Um detalhe: bebidas alcoólicas são contraindicadas para mulheres em fase de amamentação.

14
Estresse causa úlcera no estômago
Não é o estresse que causa úlcera e, sim, uma bactéria chamada Helicobacter pylori."Cerca de 90% das úlceras duodenais e 60% das estomacais são provocadas por esse micro-organismo", calcula o gastroenterologista José Figueiredo Penteado. Já a correria diária, por pior que seja, não é sufi ciente para provocar a doença.
15 Beber água em jejum emagrece
Água é essencial para o ser humano. Além de hidratar o organismo, leva nutrientes para as células, elimina toxinas e melhora o funcionamento do intestino. Mas não emagrece. "Em algumas pessoas, pode, no máximo, diminuir a vontade de ingerir alimentos, se tomada antes da refeição", pondera o endocrinologista Saulo Cavalcanti.

16
Rodelas de batata na testa e nas têmporas curam enxaqueca
Curar essa terrível dor de cabeça, as batatas não curam, mas aliviam o desconforto. "A aplicação local das batatas geladas, seja por resposta à vasoconstrição induzida pelo frio, seja por atuação nos circuitos da dor, pode trazer alívio. Mas não oferece a melhora rápida e completa de algumas medicações", observa o neurologista Bernardo Liberato.

17
Borra de café estanca hemorragia
Os homens do campo juram de pés juntos que passar borra de café em ferimentos e machucados é bom porque a bebida tem efeito anticoagulante. Segundo especialistas, tal atitude aumenta o risco de infecção no local. O melhor a fazer é comprimir o local afetado e correr para o pronto-socorro mais próximo.

18
Mel é bom para diabéticos
Esse mito parte do princípio, equivocado, de que tudo o que é natural é seguro e saudável. Nem sempre. O mel e a geleia real, por exemplo, têm alto teor de carboidratos. Em outras palavras: não é aconselhável o seu uso livre e continuado como substituto ao açúcar comum. Em excesso, o mel também engorda e eleva o nível de glicose no sangue.

19
Ler em veículo em andamento provoca descolamento de retina
O máximo que pode ocorrer, em alguns casos, é torcicolo, náuseas e tontura. "Algumas pessoas são mais vulneráveis à mudança constante da distância focal, ou seja, à variação da distância entre os olhos e o papel provocada pelo movimento do veículo", afi rma o oftalmologista Luiz Pedro Dario.

20
Faca fria impede que o "galo" cresça na testa
O popular "galo" nada mais é do que um edema ou hematoma no local de uma pancada. O mais indicado é colocar uma bolsa de gelo no local. Ou, então, acondicionar gelo num saco plástico e aplicar sobre o inchaço. "O frio inibe o aumento do hematoma porque causa vasoconstrição no local", explica o cardiologista Fernando Lucchese.

Fonte: Revista Viva Saúde/Uol


Gostou das dicas? Até a próxima postagem!

Marcia Cruz
cruzmarcia@gmail.com

Curta nossa página no Facebook - https://www.facebook.com/DicasBemViver.byMarciaCruz