Giro DBV Social @By Marcia Cruz

Governador da Bahia anuncia 15 nomes do seu secretariado e criação da Secom

20 janeiro Marcia Cruz 0 Comments

O governador Jaques Wagner fechou na segunda, 17/01, a lista dos 15 primeiros nomes do secretariado do seu segundo mandato. Das 15 confirmações no primeiro escalão do governo, 10 são os atuais titulares de suas pastas e os demais, assumem os cargos pela primeira vez.

A novidade deste primeiro anúncio oficial é a recriação da Secretaria de Comunicação, desmembrando-se da Casa Civil. É a única alteração na estrutura administrativa confirmada até o momento.


“A definição da nova equipe segue uma orientação geral de combinar o critério de qualificação técnica para cada pasta, com capacidade política para executar com cada vez mais eficiência, as ações do nosso governo”, explicou o governador. Para ele a “renovação traz ânimo novo para a continuidade de um projeto aprovado por 63% da população baiana”, concluiu Wagner.

O governador não definiu prazo para divulgação dos ocupantes das outras nove secretarias e da Procuradoria Geral do Estado. A coordenação política do governo continuará trabalhando nos próximos dias e os nomes serão divulgados à medida que forem confirmados pelo governador.

Veja abaixo a relação dos secretários que continuam e dos novos componentes do primeiro escalão do Governo da Bahia:

Secretaria do Meio Ambiente (Sema) – Eugênio Spengler

Secretaria Especial da Copa 2014 (Secopa) – Ney Campello

Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) - Nilton Vasconcelos

Secretaria da Saúde (Sesab) – Jorge Solla

Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) – Cícero Monteiro

Secretaria da Educação (SEC) – Osvaldo Barreto

Secretaria da Administração (Saeb) – Manoel Vitório

Secretaria da Fazenda (Sefaz) – Carlos Martins

Secretaria da Casa Civil – Eva Maria Dal Chiavon

Secretaria de Comunicação (Secom) – Robinson Almeida

Secretaria do Turismo (Setur) – Domingos Leonelli

Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) – Otto Alencar

Secretaria da Cultura (Secult) – Albino Rubim

Secretaria do Planejamento (Seplan) – Zezéu Ribeiro

Secretaria da Segurança Pública (SSP) – Maurício Barbosa

Destes, os cinco últimos já tomaram posse na terça (18), no gabinete do governador (Turismo, Infraestrutura, Cultura, Planejamento e Segurança Pública).

Criação da Secom atende reivindicação da sociedade civil


Com a criação da Secretaria Estadual de Comunicação Social (Secom), o governador Jaques Wagner atendeu uma das principais demandas da sociedade civil, surgida nas Conferências de Comunicação promovidas nos últimos quatro anos pelo Governo do Estado, por meio da Assessoria Geral de Comunicação (Agecom).

Para o secretário Robinson Almeida, “a criação é um reconhecimento da área de Comunicação Social como uma política pública e vai valorizar os profissionais do setor”. Entre as metas da Secom estão o fortalecimento das agências de propaganda, da radiodifusão comunitária e dos pequenos meios.