Giro DBV Social @By Marcia Cruz

Aracaju é referência nacional e ganha o prêmio "Boas Práticas de Gestão", do Congemas.

25 abril Marcia Cruz 0 Comments


Representantes de Aracaju com o prêmio

O município de Aracaju tornou-se referência nacional em política de capacitação de trabalhadores públicos, ao ser contemplado com o prêmio "Boas Práticas de Gestão", concedido pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), durante a realização do 13º Encontro Nacional do Congemas, na cidade de Belém (PA), no período de  18 a 20 deste mês.  
Concorrendo com centenas de municípios, Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc), inscreveu a experiência "Plano Municipal de Formação e Capacitação para os Trabalhadores da Assistência Social em Aracaju", responsável pela capacitação de mais de 700 servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, da rede prestadora de serviços, gestores e conselheiros de assistência social.
"O plano é fundamentado na concepção da educação permanente e tem como objetivo final oferecer serviços cada vez mais qualificados à população aracajuana que usa a nossa rede de assistência social", declarou o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, satisfeito pelo reconhecimento nacional.
Para o secretário de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg (foto), a premiação reflete o reconhecimento de um esforço que vem sendo empreendido pela equipe técnica da Semasc na área da capacitação. Ele destacou que os profissionais são decisivos para a consolidação do Sistema Único da Assistência Social (Suas). "Saímos de uma concepção elitistas, excludente, e unimos várias forças por uma política pública de assistência social", reforçou.
Desde o ano de 2009, a Prefeitura de Aracaju, através da Semasc, vem promovendo uma série de eventos de capacitação, a exemplo de cursos de especialização, seminários e oficinas, visando a qualificação dos profissionais que atuam no acompanhamento e atendimento de famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade social.
Encontro
O prêmio foi entregue durante o 13º Encontro do Congemas, evento que reuniu mais de 2 mil gestores e  profissionais da área de assistência social em torno de um debate que esteve focado principalmente na necessidade da descentralização do Suas e no co-financiamento do sistema, compartilhado fundo a fundo entre União, Estado e municípios.    
As discussões estarão regulamentadas quando for aprovado o projeto de Lei 189/2010, que organiza a Assistência Social no país, segundo informou Bosco Rolemberg. O relator do projeto de lei, senador Flexa Ribeiro, presente à abertura do evento, informou que até maio o projeto deverá estar indo a plenário para votação no Senado.