Giro DBV Social @By Marcia Cruz

Renan Calheiros: Norte e Nordeste passam a liderar ranking de geração de empregos

21 maio Marcia Cruz 0 Comments

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) comemorou em Plenário, nesta quinta-feira (19), o aumento da geração de empregos no Brasil e, em especial, nas regiões Norte e Nordeste.
Renan disse que o Norte do país, desde 2008, após a crise financeira internacional, apresentou o maior crescimento na criação de empregos formais. Segundo ele, foram abertas 144 mil vagas no ano passado, ante 60 mil dois anos antes, o que representou um aumento de 138%.
Já no Nordeste, informou, a elevação foi de 90%, com a passagem de 266 mil para 506 mil empregos com carteira assinada no mesmo período.
- Os estados do Norte e do Nordeste vêm de maneira consistente ampliando a oferta de trabalho com carteira assinada. Ou seja, o Norte e o Nordeste estão liderando as novas chances de trabalho no Brasil - disse.
Na avaliação de Renan Calheiros, os dados sobre a geração de empregos, divulgados pelo Ministério do Trabalho, reforçam uma constante tendência de desconcentração da economia brasileira, movimento que, ao longo dos últimos anos, estaria beneficiando as áreas mais pobres do país.
O senador também considerou positivo o resultado da criação de 880,7 mil empregos com carteira assinada em todo o país no primeiro quadrimestre de 2011. O bom desempenho da economia brasileira foi, segundo ele, puxado pelos setores da indústria de transformação, dos serviços e da construção civil.
O setor da construção civil foi responsável, informou ele, pela geração de 601 novos empregos com carteira assinada em Alagoas, durante o mês de abril.
Em sua análise, a vitalidade da construção civil em Alagoas é explicada pelos investimentos do governo federal, tais como o programa Minha Casa, Minha Vida; diversas obras de infraestrutura incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, além da duplicação de rodovias e a reconstrução de cidades afetadas por enchentes.  
Da Redação / Agência Senado