Saúde

SUS irá oferecer aparelhos ortodônticos e implante dentário a partir de agora. Saiba mais!

03 maio Marcia Cruz 0 Comments

Por Marcia Cruz

Parece brincadeira, mas não é! Aparelhos bucais para corrigir a posição dos dentes e a mordida, os chamados aparelhos ortodônticos, e implante dentário passarão a ser ofertados pelo programa governamental Brasil Sorridente. 

O anúncio dos novos serviços foi feito hoje, segunda, dia 5 de maio, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e devem ser incluídos pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde de acordo com a organização e agilidade de cada uma.

Com os dois novos tratamentos, o governo federal estima atender mais 1,15 milhão de brasileiros este ano. Em 2010, foram 25 milhões de atendimentos nos centros de odontologia do programa em todo o país.

O ministério estima um aumento de R$ 134 milhões no orçamento total do programa para este ano com a inclusão dos serviços. O dinheiro será repassado aos estados e municípios conforme os atendimentos. No ano passado, as ações na área de saúde bucal somaram R$ 710 milhões.

Os centros do programa já fazem tratamento de canal, gengiva, cirurgias corretivas e estéticas, além de exames para diagnosticar o câncer bucal.

Vamos fazer a nossa parte e exigir das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde de cada Estado a agilização para que os benefícios cheguem o quanto antes à população.

Parabéns a equipe de Saúde do Governo Federal e do SUS pela iniciativa. Que o dinheiro do Brasil Sorridente seja de fato aplicado em prol da população que não tenha acesso aos tratamentos, e que não acabe em mais uma história de corrupção e engodo.

Que o país dos desdentados, como já foi chamado em décadas passadas, torne-se agora um país sorridente, de gente com sorriso bonito e, o que é melhor, com bons e reais motivos para sorrir.

Marcia Cruz
marciacruz@conexaonordeste.com.br 

Fonte dea Notícia: Agência Brasil/Voz do Brasil