Giro DBV Social @By Marcia Cruz

Brasil Sem Miséria Nordeste é firmado em Arapiraca (AL), na segunda, 25

27 julho Marcia Cruz 0 Comments

O pacto pelo Brasil Sem Miséria, firmado com os nove governadores do Nordeste, na segunda (25), em Arapiraca (AL), pela presidente Dilma Rousseff, é divido em três eixos: geração de renda; inclusão produtiva rural; e ampliação do acesso a serviços básicos como saúde, educação, registro civil e saneamento. A atenção especial à região se justifica, segundo a presidente, porque dos 16 milhões de brasileiros que vivem na extrema pobreza, 9,6 milhões estão nos estados nordestinos.

Cabe aos municípios identificar as famílias aptas a participar do ‘Brasil sem Miséria’. A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, explicou que o plano tem um olhar regional e que, assim como foi lançado no Nordeste, também será lançado na demais regiões do país.
Sobre a parceria entre o governo e a iniciativa privada para que os supermercados comprem produtos de agricultores familiares extremamente pobres, Dilma disse que quer ver os produtos com a marca Brasil sem Miséria conhecidos nas gôndolas dos supermercados. As primeiras aquisições serão de farinha de Alagoas, laranja de Sergipe e de geléias e doces produzidos na Bahia.
Em relação ao ‘Água para Todos’, programa federal construirá 750 mil cisternas, seis mil sistemas simplificados de abastecimento, três mil barragens e 28 mil sistemas de irrigação para a agricultura familiar, beneficiando mais de 5 milhões de nordestinos que vivem no semiárido.

Programa da Bahia serviu de inspiração
O ‘Água para Todos’ do Governo da Bahia foi o modelo que o governo federal tomou como referência para adotar um programa com o mesmo nome, como parte do ‘Brasil Sem Miséria – Nordeste’. O programa baiano atendeu mais de 2,3 milhões de pessoas nas zonas rural e urbana, entre 2007 e 2010.

Foram mais de 51,6 mil cisternas, cerca de 2,5 mil poços e de 2,4 mil sistemas simplificados de abastecimento de água. Além disso, foram realizadas mais de 897 mil ligações de esgotos. Entre abastecimento de água e esgotamento sanitário, o programa baiano investiu quase R$ 1,9 bilhão.
Ao assinar o termo de pactuação ao ‘Brasil sem Miséria’, que define o conjunto de compromissos de cada ente com o programa federal, o governador Jaques Wagner destacou o sucesso do ‘Água para Todos’ estadual e a expectativa de ampliação das ações com o reforço federal. “Esperamos que ao longo desses quatro anos, ao lado da presidenta e dos seus ministros, possamos dar acesso a mais 2 milhões de baianos a água”, afirmou.
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, elogiou o Governo da Bahia durante o lançamento do ‘Água Para Todos’ federal. Segundo ele, o programa estadual é um exemplo da capacidade do Estado de prover a melhoria da vida da população, por meio do atendimento das necessidades básicas.
O governador também lembrou a importância da parceria na área da saúde e se colocou à disposição para discutir novas formas de financiamento para o setor. Ele ressaltou o programa ‘Saúde em Movimento’, que realiza atendimento em diversas especialidades, com atuação principal na oftalmologia. “Fizemos mais de 250 mil atendimentos, sendo 60 mil cirurgias de catarata. Devolvemos a visão a milhares de baianos.”
Na primeira atividade do dia, uma visita à Cooperativa Agropecuária de Campo Grande (Cooperagro), Dilma recebeu de Wagner uma geléia de umbu produzida pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc). O governador convidou a presidente para participar do lançamento do programa ‘Inclusão Produtiva’, previsto para acontecer no início do próximo mês de agosto.