Giro DBV Social @By Marcia Cruz

De olho na alta temporada, Qualifica Alagoas lança profissionais qualificados pelo programa no mercado de trabalho

02 dezembro Revista Conexão Nordeste 0 Comments


Qualifica Alagoas foi lançado em 18 de agosto e dia 12/12
entregará certificado para cerca de 800 formandos
Com a alta temporada de portas abertas, o turismo ferve em Alagoas. E a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq-AL), em parceria com a Secretaria  de Estado do Turismo (Setur-AL), entrega mais de 125 currículos vitae de profissionais capacitados para suprir as demandas do setor e atendendo diversos segmentos da atividade turística através do programa Qualifica Alagoas, lançado em 18 de agosto.

A entrega acontece no Centro de Convenções, nesta sexta-feira (2/12), às 14h30 e vai contar com a presença do governador Teotonio Vilela. E no próximo dia 12, o governador entregará os certificados de todos os concluintes do programa, que conta com de 800 participantes. A entrega dos certificados dos formandos acontecerá no Centro de Convenções.


Setor que mais gera empregos no Estado

O turismo, atividade conhecida por gerar empregos a custos baixos, apresentou crescimento dentre os setores que mais geram empregos no Estado. Segundo dados da Seteq, de 2003 a 2010, Alagoas mostrou elevação de 165%.

Analisando a demanda e a oferta do setor, a Seteq, solicitou, - em maio desse ano, numa das reuniões do Fórum Estadual do Turismo -, ao Trade Turístico alagoano que repassassem as necessidades e carências dos campos de trabalho em hotéis, restaurantes, bares e outros estabelecimentos.

Depois de definidas por ordem de prioridade, a Seteq, por meio programa 'Qualifica Alagoas', inserido no Plano Setorial de Qualificação (PlanSeq), desenvolvido pelo Ministério do Trabalho, realizou ações para atender as solicitações do segmento, a exemplo de capacitação, qualificação, programas de incentivo a inserção no mercado de trabalho, entre outros.

Secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, esse é só o começo. "A entrega dos currículos abrirá portas e começará a suprir a necessidade de mão-de-obra qualificada. Novos hotéis e o aumento constante de fluxo e ocupação hoteleira é uma vertente que justifica a necessidade. Temos mesmo que estar preparados para receber o visitante", afirma.

Os dados positivos da empregabilidade em Alagoas vem sendo apresentado pelo secretário do Trabalho Herbert Motta, que demonstra satisfação com o avanços obtidos na pasta no diz respeito a qualificação profissional através do programa Qualifica Alagoas.

"O governo do Estado dá um grande passo com o Qualifica Alagoas e ao anunciar a ampliação do programa com recursos próprios para os próximos anos. A qualificação e a inserção têm sido prioridades do governador Teotonio Vilela", finalizou Motta.