Dicas DBV Turismo

Que tal conhecer Pernambuco no Dia do Trabalhador?

12 abril Revista Conexão Nordeste 0 Comments


Dia do Trabalhador vem aí. Você já pensou no que vai fazer no feriado? A Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) já lançou três guias temáticos do Estado de Pernambuco: o Rota 232 Sabores e o Rota 232 Artesanato foram lançados em 2011, e o Rota Litoral Gastronomia, lançado no início de fevereiro.
     Beijumanga do restaurante Beijupirá
                                                                                                      Foto: Divulgação
Você pode aproveitar que o verão está se estendendo e visitar um dos estabelecimentos de praia elencados no Rota Litoral. No Litoral Norte, a publicação abrange os seguintes destinos: Pau Amarelo, Maria Farinha, Igarassu, Nova Cruz, Itamaracá, Itapissuma, Goiana, Catuama, Carne de Vaca e Ponte de Pedras. Já no Litoral Sul, foram escolhidos Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca (Porto de Galinhas, Maracaípe, Serrambi), Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Carneiros, São José da Coroa Grande, Várzea do Una, além de estabelecimentos que ficam à beira da PE 60.
São elencados cem estabelecimentos, que vão desde quiosques na areia da praia, a restaurantes de grandes resorts e de parques aquáticos, casas especializadas em frutos do mar, peixes, crepes. Cada um mais delicioso que o outro. O guia pode ser acessado através do site http://rotalitoralpe.com.br

Queijo de manteiga com mel de engenho e bolo barra branca.
                                                                              Foto: Igo Bione
Se a sua opção for pelo interior, os guias Rota 232 Artesanato e Sabores mostram 553Km de atrações para fazer valer a pena cada minuto da sua viagem. O guia Sabores traz 52 estabelecimentos de 17 municípios: Moreno, Vitória de Santo Antão, Pombos, Gravatá, Sairé, Bezerros, Encruzilhada de São João, Caruaru, São Caetano, Belo Jardim, Sanharó, Pesqueira, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro, Custódia e Parnamirim. Muita carde de sol, buchada de bode, doces e até a famosa coxinha da Serra das Russas.


Arte figurativa de Caruaru presente na Galeria dos Mestres.
                                                                         Foto: Hugo Acioly
Já o do Artesanato conta com 42 estabelecimentos, e uma Galeria dos Mestres, prestigiando o trabalho de Zé Lopes de Glória do Goitá, J. Borges e Lula Vassoureiro de Bezerros, Severino Vitalino, Seu Elias, Marliete Rodrigues, Manuel Eudócio e Luiz Antônio de Caruaru, e Cida Lima de Belo Jardim. Rendas, bonecos de todo tamanho, cerâmicas, xilogravura, tudo é a cara de Pernambuco. Os dois guias Rota 232 estão disponíveis no site http://projetorota232.com.br/.
Dê aquela paradinha na Serra, contemple a paisagem, coma uma carne de sol, um bolo de rolo, aprecie um mestre do artesanato trabalhando, conheça a louça cabocla, enfeite a sua casa, enfim, conheça o Estado de Pernambuco em suas características mais marcantes. Você vai ver que é possível fazer um passeio incrível gastando o mínimo. Uma viagem inesquecível!