Dicas DBV Turismo,

Pontal de Maceió, no Ceará: paraíso que arranca suspiros. Confira!

30 setembro Marcia Cruz 0 Comments



Como viajar é preciso para BEM VIVER, iremos trazer dicas de roteiros turísticos para você, no Dicas DBV Turismo. E, para começar com chave de ouro, a gente garimpou uma novidade: Pontal de Maceió. Mas não fica em Alagoas não, fica no Ceará! Isso mesmo! Confira!!


PONTAL DE MACEIÓ: um paraíso ainda selvagem

Ceará é um dos mais procurados destinos turísticos do Brasil, conhecido por suas belezas exuberantes, que podem ser encontradas na forma de serra, praia e sertão. E foi lá que a gente descobriu Pontal de Maceió, que ainda é pouco conhecida inclusive entre os cearenses.

Com 15 km de costa, onde a paisagem se divide entre a mata selvagem e as praias de areia virgem, e banhada pelos rios Pirangi e Jaguaribe, a praia do Pontal arranca suspiros até dos que já estão acostumados com as belezas da costa lirorânea brasileira.



ANTIGA VILA DE PESCADORES DE LAGOSTA

Pontal de Maceió é uma antiga vila de pescadores localizada a aproximadamente 130 km da capital, Fortaleza, e pertence ao município de Fortim, no litoral leste.

Até meados dos anos 90, os moradores basicamente se dedicavam à pesca da lagosta. A tradição era passada de pai para filho, que, desde pequeno, contemplava o vai e vem de milhares de jangadas no mar. 



Com o tempo, a pesca marítima na região foi perdendo sua força, e outras atividades foram sendo descobertas pelos nativos. Mesmo assim, seus moradores não perderam o cuidado em deixar quase intacto e limpo o maior bem que lhes foi dado: a praia. 

Contornada por falésias e dunas de areia branca, a praia do Pontal não demorou muito para ser descoberta pelos amantes do kitesurf e por aqueles mais dedicados em investir no desenvolvimento do lugar.


OS "FRANCESES DO VILA" 

Há cerca de 8 anos, uma família de franceses que passeava pelo litoral nordestino, se encantou com a beleza selvagem da praia, decidindo fixar a moradia e os negócios. Com experiência nos ramos hoteleiro e da construção civil, os franceses ajudaram a trazer o turismo qualificado para o Pontal de Maceió, por meio da construção de hotéis, casas e outros estabelecimentos. 

“Antigamente, aqui não tinha nada. Nossa comunidade começou a se desenvolver mesmo com a chegada dos ‘franceses do Vila’”, conta Peninha, dono de barraca, se referindo à família de franceses pelo nome de seu primeiro empreendimento no local: o hotel de luxo Vila Selvagem.







A partir da construção do hotel e da divulgação “boca a boca”, a praia passou a ficar um pouco mais movimentada, trazendo mais clientes para as barracas e restaurantes, empregos para bugueiros e alunos para as escolas de kitesurf e equitação. 



Mesmo assim, para quem conhece a lotação dos destinos turísticos mais procurados do Ceará, Pontal de Maceió continua sendo um paraíso de praias desertas. 

Da praia das Agulhas à Barra, onde a praia do Pontal termina banhada pelas águas do rio Jaguaribe, a contemplação de belezas naturais, práticas esportivas e passeios pela região, são garantidos. Lá não faltam opções para quem deseja aproveitar um momento de calmaria longe da cidade, ou para quem busca aventuras a céu aberto.



OS RIOS DO PONTAL

Além do mar, a praia do Pontal de Maceió é banhada pelos rios Jaguaribe e Pirangi, facilitando ainda mais a prática de esportes aquáticos, como o kitesurf. O Jaguaribe, cujo nome tem origem na linguagem tupi-guarani, significa “rio das onças”, tendo sido eleito como quintal das grandes mansões de milionários, que usufruem da tranquilidade da praia sempre que possível. No delta do rio, barcos oferecem um passeio até o Canal do Amor, onde belezas naturais podem ser desfrutadas e lendas sobre a origem da região são contadas. 

O rio Pirangi fica paralelo à praia, cujo nome, também originado do tupi-guarani, significa “rio de peixes”. Em sua margem, encontram-se diversas barracas de palha, na qual pescadores tratam frutos do mar e peixes de forma rústica e curiosa.

Do Pirangi ao Jaguaribe, os que gostam de caminhar encontram trilhas naturais, podendo visitar, na maré baixa, cavernas esculpidas pela força do mar.


COMBINAÇÃO PERFEITA

Pois é, viajar é preciso para BEM VIVER, e nada como conhecer um local lindo, paradisíaco, com estrutura, boa comida e ainda não muito cheio. Não é uma combinação perfeita?

Por isto a escolha do Pontal de Maceió para lançarmos o Dicas DBV Turismo. 

Gostaram da dica? Até o próximo post!