DBV,

Gestão compartilhada: saiba o que é e vote no Senado

02 outubro Marcia Cruz 0 Comments


Nossa política ainda tão complicada, com tanta corrupção e impunidade, que a gente perde até a paciência em acompanhar os fatos políticos. Mas eis que uma notícia me chamou a atenção e trago aqui para você, que nos acompanha aqui no DBV. Trata-se do discurso do senador João Capiberibe (PSB-AP), dia 20/09, quando ele registrou em plenário o Projeto de Lei do Senado (PLS) 325/2017, de sua autoria, que institui a gestão compartilhada, pela qual os cidadãos poderão acompanhar, por meio de aplicativos na internet ou na telefonia celular, a execução orçamentária, financeira e física de obras, da prestação de serviços públicos e de aquisições de equipamentos.

Ou seja, a gente usa o celular o dia todo, e porque não usar a tecnologia a favor do controle dos gastos públicos, já que é o dinheiro de todos nós, e temos sim que exigir controle, transparência e o fim da impunidade para a corrupção? 

Porque não usar a tecnologia a favor da necessária e importante renovação na política? Renovação principalmente de valores, e princípios cidadãos. 


Em defesa de seu projeto, o senador explicou que o objetivo do PLS 325/2017 é estimular a população a ajudar construir uma sociedade melhor, na qual o cidadão volte a acreditar nas instituições por meio do exercício do controle social, tendo como aliada a tecnologia.

Ao dizer que as instituições fracassaram no exercício da fiscalização e do controle, Capiberibe declarou ser necessário que a sociedade desperte para as suas próprias possibilidades. Ele acredita que a tecnologia digital e os aplicativos da atualidade são instrumentos para isto.

— Creio que 80% dos brasileiros dispõem hoje de um celular, de um smartphone com a possibilidade de trocar informações através do WhatsApp ou de um outro aplicativo, e precisamos usar essa tecnologia para fazer avançar a democracia brasileira.

Verdade!! Apoiado!! Nos resta agora fazer com o que projeto não fique engavetado!! 




Não sei se você sabe, mas existe o portal "ecidadania", no Senado Federal, onde podemos opinar sobre projetos em tramitação. Quanto mais votos a favor, mais força o projeto ganha, e mais facilmente é aprovado, pois mostra que a população tem interesse no assunto.

Eu pesquisei o projeto no portal, e CLICANDO AQUI, você pode votar e fazer à sua parte!!

Eu já fiz a minha, e estou compartilhando. Afinal, não basta apenas falar, é preciso combater a corrupção e a impunidade na prática. E esta é uma das formas para fazermos isto.

O Brasil conta com seu voto a favor do projeto!! CLICK E VOTE A FAVOR!!


#FiquePorDentroDBV