DBV,

Horário de Verão 2017

01 outubro Marcia Cruz 0 Comments


Depois da dúvida, a confirmação: o Horário de Verão continua em 2017! Este ano, começa dia 15 de outubro de 2017 e termina dia 18 de fevereiro de 2018. São 10 os estados com horário de verão, abrangendo desta forma as regiões Centro Oeste, Sul e Sudeste, que adiantam seus relógios em uma hora durante o período.

No Brasil, o horário de verão foi criado pela primeira vez em 1931, pois é, é bem antigo. Mas somente a partir de 1985 passou a ser instituído anualmente.

O principal objetivo da instituição do horário de verão é a economia de energia gerada nos horários de pico, quando há uma demanda maior de consumo energético. E como em alguns locais, neste período, o sol nasce antes do despertar da maior parte da população, adiantando então o relógio em uma hora nestes mesmos locais, há um melhor aproveitamento da luz solar, gerando economia para o país.


Este período é conhecido como solstícios de verão, onde os dias são maiores do que as noites, e acontecem durante a primavera e o verão, e o melhor aproveitamento da luz solar com economia no gasto de energia ficou então conhecido como Horário de Verão. Polêmico... às vezes odiado... mas ainda importante para a economia do país, motivo pelo qual permanece.

Estados com horário de verão 2017

Confira quais os Estados que terão Horário de Verão e acerte o horário!!


#FiquePorDentroDBV