Decoração e Design

Mostra Artefacto SP: Bond, James Bond, por Leonardo Maia

09 março Marcia Cruz 0 Comments


Sempre curioso e muito observador, não demorou para que Leonardo Maia fizesse arte: ainda criança a forte conexão com o lápis e o papel o levou a desenvolver trabalhos profissionais de ilustração. Chegou até a iniciar os estudos em Direito e em Administração, mas logo se deu conta de que era mesmo pelo desenho que deveria seguir, e a Arquitetura pareceu ser o caminho certo. Foi também pela atração pelo fantástico que o profissional elegeu o filme-motriz de seu espaço nesta que é sua segunda participação em Mostras Artefacto (a primeira foi na de João Pessoa, ano passado).

“James Bond é um personagem icônico que mexe com o imaginário de qualquer pessoa. A questão da sedução, da sagacidade e da elegância do personagem marca de forma de finitiva a série de filmes”, comenta o profissional. A partir de uma versão vintage do Bond de Sean Connery em “Goldfinger”, Leonardo resgatou as nuances do grafite, dos tons metalizados e do dourado em modelos como o sofá Colman em veludo; o banco Renzo; a super-arrojada mesa de chá Giarre; o criado Gio; a cômoda Drake; e as componíveis mesas Boyer.

No centro do loft de 80 metros quadrados foi implantado o living, complementado pelo dormitório. A opção por abandonar a ideia da sala de jantar e substituí-la por um espaço de “welcome drink” com bar e estar fez com que pudesse “perfeitamente servir de cenário para o personagem seduzir uma de suas Bond Girls”, acredita. “Imaginamos também que esse espaço do Agente 007 poderia ser um dos hotéis em que o Bond se hospeda em suas missões ao redor do mundo, mas que tivesse a s ua cara.” Por isso, foi desenhado um hall de chegada com elementos dourados sinalizando a entrada ao ambiente.

Os demais espaços do loft, em uma ideia de trazer arquitetura para o projeto, foram envolvidos em uma “caixa” de aço grafite que, ao mesmo tempo em que abraça os ambientes, sugere integração e sensação espacial de conexão dos itens propostos em projeto.

A referência à tecnologia, enquanto isso, ficou por conta do uso de materiais como aço, vidro e espelho. “Equilíbrio e atemporalidade posso dizer que são adjetivos que buscamos incessantemente preservar em nossos trabalhos”, conclui.

leonardomaiaarquitetos.com

Serviço:

Mostra Decor + Cinema
Início: 10 de Março de 2018
Seg. a sex das 10h às 19h e sábado das 10h às 18h
R. Haddock Lobo, 1.405, Jardins, São Paulo, T. (11) 3087 7000
artefacto.com.br

0 comentários: