Comportamento,

Procrastinar: hábito de deixar para depois

09 agosto Marcia Cruz 0 Comments



Você já teve aquela sensação de chegar ao fim do dia e perceber que ainda tem um monte de coisas a fazer? Isso acontece porque você vai adiando ou se distraindo com outras coisas durante o dia e acaba ficando com os prazos curtos, ou atrasados, e tendo uma vida estressada e corrida por pura falta de administrar melhor o seu tempo.

Isso se chama PROCRASTINAR e precisa ser eliminado de sua vida se quiser ter uma vida produtiva e bem-sucedida. A procrastinação é o hábito nocivo de deixar tudo para depois e é muito mais comum do que imaginamos. Infelizmente!!

A maioria deixa para depois principalmente as atividades que não gosta, e esta não é a forma correta de termos o dia produtivo. É preciso focar nas coisas importantes e priorizá-las. É preciso, sim, vigiar, e administrar o tempo para que consiga executar as tarefas que realmente são relevantes para que alcance seus objetivos, seja eles quais forem.


Todo mundo tem 24 horas por dia.

O que torna o dia de uma pessoa mais produtivo que o de outra pessoa é o quanto ela consegue cumprir de metas estabelecidas, porque o tempo é o mesmo.

Todo mundo tem 24 horas no dia, e os resultados compatíveis com as ações desenvolvidas. É a Lei da Semeadura, a gente colhe o que semeia!!

Cuidado com as redes sociais

Outro ponto importante a ser observado são as distrações e, com as redes sociais, elas estão muito mais próximas e atuantes no nosso dia a dia, já que estão todas disponíveis ao alcance de nossas mãos, no celular.

São mensagens que chegam e despertam a curiosidade para dá uma espiadinha... É uma mensagem interessante para ser repassada... Um vídeo que chega para ser visto no YouTube e depois já surge um outro que também é interessante... E uma espiadinha de um minutinho acaba virando uma distração de uma hora, ou mais...

A tecnologia é maravilhosa e não podemos viver sem elas. Fato! Mas precisamos estabelecer prioridades e cumprir as metas estabelecidas se quisermos alcançar nossos objetivos.

Portanto, olho nas distrações, pois elas estão entre os principais obstáculos para o seu sucesso!!

Dieta e atividade física? Começo na segunda...

Sabe aquelas pessoas que dizem que vão começar um novo hábito alimentar ou atividade física na segunda-feira, mas nunca começam?

Elas estão procrastinando!! O hábito de deixar tudo para depois inclui também adiar as ações necessárias para cuidar da saúde, como o início de uma dieta, fazer atividade física e até mesmo a ida ao médico.


CINCO AÇÕES PARA COMBATER A PROCRASTINAÇÃO

1 – Esqueça a soneca

Não comece seu dia já procrastinando: evite apertar a soneca do despertador. Tente esquecer que ela existe!

Se agendou um horário para despertar, procure dormir bem e acordar no horário definido. Nada de ir adiando... levanta da cama e avante!!

2 -  Lista de Tarefas Prioritárias

No dia anterior, liste as ações prioritárias e foque nelas!! Não importam que sejam tarefas que você não goste, se são importantes, precisam ser feitas. Ponto!!

3 – Organize seu local de trabalho

Ficar procurando coisas por não saber onde estão é perda de tempo. Saber onde estão as coisas que precisa economiza tempo e te dar mais clareza mental, pois você elimina coisas desnecessárias para ficar pensando.

4 – Reduza as distrações

Como as distrações são nossos maiores inimigos no combate à procrastinação, seja rigoroso em relação a este ponto.

Coloque o celular no silencioso ou em modo avião se precisar executar uma tarefa sem ser interrompido. Avise às pessoas mais próximas para não ser perturbado durante aquele período.

Agende horários para uma pausa, onde possa olhar as redes sociais, e seja rigoroso quanto ao tempo. É apenas uma pausa!! Aproveite esse tempo para caminhar um pouco se trabalha sentado, pois isto também é importante.

5 – Sempre crie prazos para suas metas

Metas sem prazo não são cumpridas, principalmente se você já tem o hábito de procrastinar. Por isso você acaba perdendo tempo e largando projetos pelo caminho.

Crie prazos e comprometa-se para que sejam cumpridos!!

Estas são algumas dicas simples para você combater a procrastinação na sua vida. Tempo é vida, por isso, cuide bem do seu tempo e aproveite ao máximo a sua vida, com qualidade, produtividade e excelência. Você merece!!