Empreendedorismo em Destaque,

Empreender: opção ou necessidade?

05 setembro Marcia Cruz 1 Comments


Por Daniel Balke*

Quando se pensa em empreender a primeira pergunta que se deve fazer: farei por opção ou por necessidade?

Este questionamento é importantíssimo para o planejamento de seu próprio negócio e explico a diferença.

Empreender por oportunidade ou opção, significa que mesmo que tenha outras opções de trabalho se opta por iniciar seu empreendimento, sabe onde quer chegar com planejamento prévio, tem em mente o que quer buscar para o negócio e visa a geração de lucros, empregos e riquezas, o que se encaixa melhor a visão do empreendedorismo.

Empreender por necessidade significa não ter perspectiva de trabalho e focam no empreendedorismo com uma forma de geração de renda para o seu sustento e de sua família, se aventuram em abrir um negócio próprio, na maioria das vezes sem nenhum planejamento. Pesquisas mostram que este tipo de empreendedor é maioria em nosso pais, e é uma tendência nos países em desenvolvimento.

Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa) 58% (cinquenta e oito por cento) das empresas de pequeno porte em São Paulo não passam do terceiro ano, e boa parte é gerado pelo chamado empreendedorismo por necessidade.

Mas vale a ressalva nem todas as empresas abertas apenas pela necessidade de seu empreendedor fecham, assim como nem todas as empreitadas por oportunidade darão certo, aquele empreendedor que se atualiza constantemente e busca conhecimento na área com certeza terá maiores chances de que seu negócio perpetue. 


* Daniel Balke

Contador
Auditor 
Consultor de Gestão de Negócios
Corretor de Imóveis
Professor Universitário
Atual Presidente da ACIFV – Associação Comercial e Industrial de F. Vasconcelos


1 comentários: