Comportamento,

5 formas de causar uma boa primeira impressão

15 outubro Marcia Cruz 0 Comments


Tem um antigo ditado que que diz que "a primeira impressão é a que fica". E um estudo publicado na Psychological Science mostra que há lógica no dito popular, pois os pesquisadores descobriram que, em menos de um décimo de segundo ao ver alguém pela primeira vez, nosso cérebro processa informações sobre o rosto da pessoa, nos levando a conclusões rápidas sobre competência, simpatia, honestidade e moralidade daquele indivíduo. Ou seja, muitas vezes, julgamos (e somos julgados!), de forma errada, já que não podemos julgar um livro simplesmente pela capa.

Então, o que fazer para causarmos uma boa primeira impressão nas pessoas?



A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA?

O professor de psicologia na Universidade de Princeton e autor do livro Face Value: The Irresistible Influence of First Impressions ("Valor Facial: A Influência Irresistível das Primeiras Impressões", em tradução livre), Alexander Todorov, afirmou em entrevista à Time que a maioria de nós acredita nas primeiras impressões – assim como o nosso cérebro. Mas também mostrou que existem formas de "driblar" a situação e garantir uma primeira impressão forte, duradoura e positiva.

São elas:

1 - Conhecer o contexto

Saber onde você está querendo causar uma boa impressão é o primeiro passo. Seja uma entrevista formal de emprego ou um jantar, o contexto é muito importante para dar dicas sobre como você deve se vestir e se comportar.

Vivian Zayas, professora de psicologia da Universidade de Cornell, explicou à Time que, como seres sociais, nós "usamos tudo o que está disponível para dar sentido a uma pessoa que estamos encontrando pela primeira vez”.

Em outras palavras, esteja atento ao ambiente e as pessoas que irá conhecer e procure adequar-se à ocasião. É uma reunião de negócios? Será mais formal ou informal? É um evento corporativo ou social? Qual o local e horário? Exige um tipo de traje específico? É um primeiro encontro com alguém especial? Enfim, seja qual for a ocasião, atente-se ao contexto, como um todo, e procure se vestir e se comportar de acordo.


2 - Ajustar a atitude

Expressões faciais são muito importantes – especialmente porque servem como uma forma de "examinarmos o mundo em busca de ameaças", segundo Ann Demarais, fundadora da First Impressions, uma empresa de consultoria e treinamento sediada em Nova York.

Uma pessoa com a testa franzida, portanto, parece algo ameaçador. A dica é pensar nas atitudes como algo útil ou inútil, segundo Nicholas Boothman, autor do livro How to Make People Like You in 90 Seconds or Less ("Como fazer as pessoas gostarem de você em 90 segundos ou menos", em tradução livre).

Ações úteis são acolhedoras, curiosas e entusiasmadas, enquanto ações inúteis são entediadas, rudes ou hostis.

3 - Encontrar um "terreno comum"

Um jeito fácil de se conectar com os outros em segundos é encontrar um "terreno comum" com a outra pessoa. Observar alguns detalhes, como sotaque ou algo que a pessoa esteja usando, pode dar pistas para encontrar essa conexão.

Comentários sobre o ambiente compartilhado também podem ser um bom começo. Com tanta polarização na política, evite o assunto ou discussões acaloradas. Afinal, estamos falando de uma ocasião na qual você quer causar uma boa primeira impressão, certo?

4 - Mudar o foco para os outros

Especialistas avaliam que nós devemos prestar mais atenção aos que nos rodeiam do que em nós mesmos. Além disso, tirar o foco de você mesmo e colocá-lo em outra pessoa pode fazer com que os outros tenham uma percepção diferente a seu respeito.

Fazer alguém se sentir valorizado muda para melhor a forma como você é recebido, destacam os especialistas e é, de fato, um ponto muito importante. Além do mais, isto fará com que você conheça melhor a outra pessoa.


5 - Ter uma boa noite de sono

Dormir mal ou pouco muda completamente a sua aparência, destaca Todorov. A pele fica mais pálida, as olheiras dão sinal de vida e os cantos da boca ficam ligeiramente virados para baixo.

Embora o estado seja passageiro e possa ser resolvido com uma noite de sono adequada, é possível que essa aparência influencie na primeira impressão das pessoas sobre você.

Bem, estas são 5 dicas simples para que você possa, de fato, causar uma boa primeira impressão. Mas, que tal mantê-las sempre? Recomendo!!