Comportamento,

Campanha da Barbie contra o preconceito incentiva meninas a realizar sonhos

10 outubro Marcia Cruz 0 Comments


Ficou muito legal o vídeo da campanha “Brecha do Sonho”, promovida pela fabricante das bonecas Barbie. No vídeo, meninas cogitam assumir diversos cargos, de presidente da república a cientistas, SEO de grandes empresas e muito mais. “Nós precisamos ser mulheres brilhantes, sendo brilhantes” é uma das frases do vídeo, que incentiva a pesquisa e o estudo de mulheres empoderadas, para que possam seguir estes exemplos.

E isto, realmente, é maravilhoso!! Mas não vamos deixar que movimentos feministas, cheios de mimimi, deturpem tal iniciativa. Porque é preciso que a gente valorize a MERITOCRACIA, e não ideias separatistas. Precisamos, sim, galgar funções e melhorias salariais e conquistar o que queremos, mas por COMPETÊNCIA E CAPACIDADE.


É maravilhoso SER MULHER e também SER FEMININA!! E é fundamental que a gente possa, sim, sonhar e conquistar os nossos sonhos, sejam eles quais forem, e por isso acho interessante que a Barbie seja um canal para esta campanha, pois ela é linda, feminina e, verdadeiramente, empoderada. Amei!! Confira o vídeo!!



SOBRE A CAMPANHA

A campanha “Brecha do Sonho” foi lançada dia 9 de outubro e foi baseada em um estudo feito por pesquisadores de universidades de Nova Iorque, o qual mostrou que, nos primeiros anos de vida, as garotas não conseguem distinguir profissão e gênero, mas a partir dos 5 anos elas deixam de se identificar com cientistas, presidentes e astronautas, por exemplo, que são profissões mais estimuladas e representadas no mundo adulto pelo universo masculino.

“A Barbie quer que todas as garotas alcancem seu potencial e acreditamos que empoderá-las desde cedo é muito importante para que isso seja possível”, disse a diretora-geral e vice-presidente sênior da Barbie, Lisa McKnight.

Outro dado apresentado pela marca é que os pais pesquisam no Google “meu filho é talentoso?” muito mais vezes do que “milha filha é talentosa?”. Outro dado: os adultos presenteiam mais os garotos com brinquedos científicos que as garotas.

Por isso, o foco da campanha será promover o chamado “empoderamento feminino”, visando mostrar que a mulher pode desempenhar qualquer papel na sociedade, exercer qualquer profissão. Mas, por MÉRITO!! Sem mimimi que somente dividem as pessoas e não resolvem nada.

No Brasil a Barbie é fabricada pela Mattel que já comercializa bonecas que representam profissões predominantemente masculinas como policial, astronauta, desenvolvedor de jogos, entre outros, E SEM DEIXAR DE SER FEMININA!!


EMPODERAMENTO FEMININO

Querer ser igual a homem para conquistar posições masculinas, me desculpem, mas é um erro e é preconceito com as mulheres. Que a gente possa, sim, amar SER MULHER e conquistar sim, o que quisermos, sem perdermos nossa FEMINILIDADE!! Este, sim, é o grande e verdadeiro desafio de todas nós e de todo este movimento em torno do empoderamento feminino.

Ou a Barbie não é vaidosa? Ou a Barbie é desleixada com seu corpo? Ou a Barbie não é empoderadas sendo feminina? E isto é ótimo!!

Como bem diz uma das frases do vídeo: NÓS PRECISAMOS SER MULHERES BRILHANTES, SEND0 BRULHANTES!! Ok? E não sendo masculinizadas ou se sentindo inferior por ser mulher!! O que nos fará ser brilhantes serão nossas atitudes, nosso comprometimento com nossos sonhos e nossa autorresponsabilidade. MULHERES, SIM, E BEM SUCEDIDAS E EMPODERADAS SIM, E POR MÉRITO!!

Até o próximo post!!

Marcia Cruz
Jornalista e Coach


0 comentários: