DBV,

Empreender em Franquias: benefícios e cuidados necessários

06 fevereiro Redação DBV - Dicas Bem Viver 0 Comments


Por Daniel Balke*

Vamos falar de um sistema que vem se popularizando muito em nosso país e tem fama que, mesmo em época de crise, resiste a tudo e a todos e que se pode empreender com um investimento reduzido: as franquias.

Esse modelo, que se notabilizou no ramo dos “fast food” (restaurantes de comidas rápidas), vem crescendo em vários setores da economia, não só no ramo comercial, mas também no setor de serviços onde muitas marcas já estão disponíveis.

No sistema de franchising existe o franqueador e o franqueado, ou seja, quem disponibiliza a utilização de sua marca para uma espécie de locação e o franqueado que seria o locatário da marca, dando o direito de usá-la dentro das condições impostas em um contrato com regramento próprio, e a contrapartida desta função são os royalties, uma taxa periódica paga que corresponde a uma porcentagem do faturamento obtido pela franquia, além de taxas de publicidade entre outras.

O franqueado investe para ter o direito de usar os métodos do franqueador, compartilhando de treinamentos, capacitações e experiências.

A ideia, claro, é tentadora, mas é preciso tomar alguns cuidados para não ter surpresas desagradáveis.

Conhecer a estrutura do franqueador, se informar com a rede de franqueados, verificar o contrato de franquia, procure entender a Lei 8.955/94 Lei das Franquias.

Além dessas especificidades não se esqueça: faça uma análise de mercado verificando o local do negócio, principais clientes, possibilidades de negócio, entre outras preocupações de qualquer negócio.

Existem algumas franquias, inclusive, que você pode trabalhar em sua casa, além de alguns negócios que exigem um alto investimento; tem para todo gosto.

Então, com essas dicas, é ser feliz e prosperar!


* Daniel Balke

Contador
Auditor 
Consultor de Gestão de Negócios
Corretor de Imóveis
Professor Universitário

Atual Presidente da ACIFV – Associação Comercial e Industrial de F. Vasconcelos







FALAR BEM CONECTA



Saber se comunicar é fundamental! É importante transmitir suas opiniões de forma clara, inteligente, autêntica, mas também com confiança.

E o Dicas Bem Viver indica o curso de comunicação Falar Bem Conecta, que irá te ajudar a melhorar seus relacionamentos e aumentar sua reputação. 


Sessão 1 - Mais Persuasão - Controlando o Volume e Frequência da sua Voz! Nesta Sessão, você terá exercícios poderosos e de fácil aplicação para se comunicar com mais clareza e equilíbrio. 

Sessão 2 - Comunicação que Conecta - Expressão Corporal e seu poder de comunicar o que as pessoas querem. Você aprenderá o quanto os gestos e a comunicação direcionada para cada pessoa e situação podem aumentar em até 45% seus resultados. 

Sessão 3 - Segurança e Confiança - Técnicas e Estratégias de Objetividade e Certeza. Irei te apresentar os 4 pilares estratégicos para uma apresentação natural, confiante e eficaz. 

Sessão 4 - Apresentações Poderosas - Construindo diálogos e influência. Através de um método fácil e prático, agora você irá criar um roteiro com um começo, meio e fim surpreendentes.



Para saber mais sobre o FALAR BEM CONECTA, clique aqui!! 



"Nunca se prepare quando você precisa estar pronto" - Ricardo Silva.