DBV,

Caminhar emagrece mais do que ir à academia só se estas 3 regras forem seguidas.

29 abril Redação DBV - Dicas Bem Viver 0 Comments


A caminhada é um ótimo exercício e o mais natural para o ser humano. É gratuito, pode ser feito a qualquer momento e não necessita de habilidades para sua prática, já que o fazemos desde nosso primeiro ano de vida. Ao caminhar construímos músculos fortes, tendões mais flexíveis e ainda movemos braços e mãos de maneira coordenada.

A caminhada melhora a capacidade respiratória reduz os riscos de problemas cardíacos, ativa o metabolismo e evita a retenção de líquidos.

Todos esses benefícios já são bastante conhecidos e até aí não há grandes novidades, mas em um estudo feito pela escola de economia de Londres, a médica Grace Lordan, analisando os relatórios da pesquisa anual de saúde da Inglaterra com foco em atividades que aumentam o condicionamento físico da população, identificou um padrão de índice de massa corporal menor e cintura mais fina entre as pessoas que praticavam caminhada todos os dias.

O surpreendente do estudo é que os resultados alcançados eram mais eficientes do que malhar em uma academia e mais – eram especialmente perceptíveis entre mulheres e pessoas acima dos 50 anos!

Porém, esses resultados só são alcançados se algumas regras forem seguidas. São três:

1. Ritmo

No estudo da Dra. Grace Lordan, as pessoas caminhavam rapidamente. Se o objetivo é perder peso, a caminhada deve ser rápida e não apenas um passeio. 

O passeio também é benéfico à saúde, mas os efeitos melhores que academia somente se for uma caminhada vigorosa que faça suar e seja coordenada com a movimentação dos braços, postura correta – peito para frente, abdômen contraído e corpo reto.

2. Regularidade

Não adianta fazer uma vez ou outra. Tem que ser todos os dias ou 3, 4 vezes por semana

A regularidade é importante também para baixar a pressão arterial e índice glicêmico de diabéticos.


3. Tempo

O ideal é 1 hora de caminhada para quem quer perder gordura. Mas, trinta minutos já produzem bons resultados como queima do açúcar circulante em diabéticos, baixa da pressão arterial, combate a depressão e outros problemas mentais, além de beneficiar o cérebro. 

As válvulas cardíacas passam a funcionar melhor oxigenando todo o corpo, retarda o envelhecimento, diminui os efeitos do estresse, evita osteoporose e melhora a atividade sexual, além de manter o corpo em forma.

IMPORTANTE!!!! Após os 30 minutos é que começa a queima de gorduras, portanto a caminhada visando a perda de gordura corporal deve se estender por pelo menos mais 15 minutos.

Gostou das dicas? Vamos à caminhada!!

Por Stael Ferreira Pedrosa
Familia.com.br