Comportamento,

Manias, obsessões e TOC nas crianças

26 novembro Redação DBV - Dicas Bem Viver 0 Comments


As manias são costumes e comportamentos que se repetem muito com frequência e que ajudam a criança a controlar alguns acontecimentos externos. À medida que vão crescendo, estas rotinas podem continuar e se reforçar e outras desaparecem, já que as manias que duram muito tempo ou que se reforçam muito podem começar a interferir na vida diária normal da criança e se converter em obsessões. 

As obsessões são idéias ou pensamentos repetitivos, inquietantes, desagradáveis e não desejados, que surgem reiteradamente e de forma incontrolável na mente da criança, causando-lhe um temor persistente e um alto grau de ansiedade. As condutas obsessivo-compulsivas podem se manifestar em qualquer idade. 

MANIAS FREQUENTES NAS CRIANÇAS

As mais frequentes na infância são:

- Lavar as mãos com frequência com medo de pegar doenças.

- As condutas repetitivas para se deitar ou se vestir.

- Na hora de dormir necessitam que os pais voltem a contar histórias e os contos já conhecidos, já que isso as ajuda a estabilizar suas expectativas e a compreensão do seu mundo. 

As crianças na escola podem desenvolver rituais em grupo quando aprendem a brincar, a fazer esportes em equipe. As crianças mais velhas e os adolescentes começam a colecionar objetos e a desenvolver atividades favoritas. São sintomas transitórios associados ao desenvolvimento, à autoafirmação e à constituição como sujeito. 



QUANDO A CRIANÇA SOFRE DE OBSESSÕES E COMPULSÕES

Considera-se que uma criança tenha um transtorno quando essas manias, obsessões e compulsões ocupam tanto tempo por dia, que impedem o funcionamento normal diário e interrompem de modo significativo suas atividades cotidianas.

Quando as crianças não podem fazê-lo sofrem uma ansiedade desmedida, que elas manifestarão em choros, gritos, murros no peito, conduta agressiva consigo mesma ou com os demais, etc. 

No transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) em crianças predominam os comportamentos compulsivos contra os pensamentos obsessivos.

Diagnóstico e tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo 

O diagnóstico precoce da doença, assim como a aplicação de um tratamento especial quando se observam os primeiros sintomas contribui para melhorar a qualidade de vida da criança e a prevenir que o transtorno se desenvolva para um estado mais sério. Para poder realizar o diagnóstico é muito importante o apoio e o envolvimento dos pais. 

Para acalmar a ansiedade pelo pensamento obsessivo, se realiza a compulsão. Uma compulsão é um comportamento ritualizado que dura muito mais tempo do que o normal, de forma repetitiva e sem interrupção. O tratamento do TOC mais efetivo e recomendável seria combinar a terapia psicológica e medicamentos. O tratamento psicológico inclui técnicas cognitivas e comportamentais:

- As técnicas cognitivas ajudam a criança a identificar e compreender seus medos e a aprender novas formas de resolvê-los ou diminuí-los sem sentir a ansiedade que lhe provocavam e acabavam levando à compulsão; 

- As técnicas comportamentais ajudam a criança e seus familiares a impor normas para limitar ou mudar os comportamentos. 

Os medicamentos que se usam para tratar o TOC são inibidores seletivos da reabsorção da serotonina que servem para aliviar os pensamentos obsessivos e, portanto, melhorar as condutas compulsivas; e devem ser sempre indicados e tomados sob supervisão do pediatra. 

Os pais têm um papel de apoio vital em qualquer processo de tratamento apoiando a criança em todas as etapas do transtorno e do seu tratamento.

Blanca Betes Tejero - Psicóloga
Fonte: Guia Infantil