DBV Confere,

Conheça 7 das maiores inovações em saúde e ciência de 2020.

05 janeiro Marcia Cruz 0 Comments


As novas tecnologias são bastante úteis em nosso dia a dia e, algumas delas, são realmente incríveis! Eu separei 7 das maiores inovações em saúde e ciência de 2020 e compartilho com você.

Vem comigo e confira a lista! 
1. MedWand

A telemedicina vinha engatinhando há alguns anos e, sem dúvida, ganhou relevância em 2020, tornando-se uma solução para evitar o contato com outras pessoas que pudessem estar contaminadas pelo coronavírus. Pegando carona nesta tendência, que tende a crescer, foi criado o kit de diagnóstico MedWand, que permite ao paciente fazer a triagem da sua saúde em sua própria casa, com acompanhamento médico.

O kit é conectado via USB no computador do paciente e conta com 10 ferramentas de exames, como um estetoscópio para os batimentos cardíacos, otoscópio para examinar os ouvidos, oxímetro para a frequência cardíaca e níveis de oxigênio no sangue, e sensor de eletrocardiograma. 

Os resultados são mostrados na tela do computador, indicando como está a saúde do paciente e se ele precisa de mais algum exame presencial. O produto ainda precisa de aprovação para chegar ao mercado mas já está entre uma das inovações que eu mais amei! Afinal, o kit é um avanço e tanto, visto que cada vez mais as pessoas se preocupam com a saúde e ter esses exames feitos em casa, é uma praticidade maravilhosa.

A meu vê, o kit também poderá ser usado por profissionais de saúde que fazem o atendimento residencial, e será bastante útil em asilos, escolas, academias, consultórios médicos, empresas e muito mais! Realmente, essa inovação é incrível! Amei! Já quero o meu! 


2. Omni Air UV+ 

Essa é outra inovação que eu amei e já o quero o meu também! Imagine um aspirador de pó com UV que neutraliza vírus e bactérias. Imaginou? Pois é, ele já existe e foi batizado de Omni Air UV+

O aparelho é sem fio, para tornar seu uso mais prático, e conta com uma luz ultravioleta que gera o brilho azul responsável por manter o ambiente ainda mais higienizado.

Graças a um filtro HEPA integrado, o produto também é capaz de capturar todos os alérgenos que possam estar no ambiente. Por ser leve e prático, pode ser usado não só dentro de casa, como também no carro, alcançando as partes mais difíceis.

Não é realmente uma inovação maravilhosa? Quero o meu!


3. ScanWatch

A apneia obstrutiva do sono (SAOS) acomete aproximadamente 30% da população adulta mundial. A maior parte dos pacientes, entre 85% e 90%, convive com a doença sem receber o diagnóstico e continua sem tratamento, mas agora a situação mudou, graças ao ScanWatch.

O aparelho foi desenvolvido em 2020 nos Estados Unidos e ainda precisa da aprovação da FDA para ser comercializado. Com ele, o usuário consegue fazer a detecção segura da apneia do sono. 

Mas, afinal o que é a tal apneia do sono? A apneia do sono, o Síndrome da Apenia Obstrutiva do Sono (SAOS), é uma doença crônica, evolutiva caracterizada pela obstrução parcial ou total das vias, causando paradas repetidas e temporárias da respiração enquanto a pessoa dorme

Pessoas que sofrem com o distúrbio sentem falhas na respiração quando estão em momento de relaxamento durante o sono, pois as vias aéreas superiores estreitam, dificultando a chegada do ar nos pulmões, e a pessoa então acorda, sentindo falta de ar. 

Entende-se por apneia a interrupção completa do fluxo de ar através do nariz ou da boca por um período de pelo menos 10 segundos nos adultos. Já a hipopneia é a redução de 30% a 50% do fluxo de ar.

A apneia pode ocorrer por vários fatores: os músculos da garganta e língua relaxam mais do que o normal, as amídalas e adenóides são grandes, a pessoa está acima do peso (o excesso de tecido mole na garganta dificulta mantê-la aberta), ou o formato da cabeça e pescoço resulta em menor espaço para passagem de ar na boca e garganta.

Entre os principais sintomas da apneia estão ronco e sonolência diurna, embora muitos pacientes não os percebam. A sonolência diurna é explicada pelas interrupções do sono causadas pela falta de oxigênio. E é bom esclarecer que nem todo mundo que ronca tem apneia do sono, pois ele é apenas um dos sintomas da doença.

Outros sintomas da apneia são: acordar com sensação de sufocamento, ofegante, com dor no peito ou desconforto, confuso ou com dor de cabeça; sentir boca seca ou dor de garganta pela manhã; alterações na personalidade; dificuldade de concentração; impotência sexual; e irritabilidade.

A apneia do sono aumenta a probabilidade do paciente desenvolver doenças potencialmente letais e está associada ao aumento do risco de hipertensão, insuficiência e arritmia cardíacas, derrame e diabetes.

De acordo com estudos médicos, cerca de 80% dos casos de apneia do sono classificadas como moderadas ou graves não são diagnosticadas e por isso o dispositivo ScanWatch, desenvolvido pela empresa Whithings, é tão importante, pois com ele o usuário recebe uma notificação através de um sistema de alerta que revela se ele precisa buscar ajuda médica para um estudo mais completo do seu sono.

O aparelho é tipo um relógio de braço e é equipado com um sensor de movimento, um sensor de O2 e um monitor de frequência cardíaca. Juntas, as tecnologias detectam distúrbios respiratórios e quedas nos níveis de saturação do oxigênio, responsáveis por provocar a redução do fluxo de ar durante a noite.

É importante também frisar que inflamações nas vias aéreas superiores causadas por gripes, inflamação nas amígdalas ou crises de sinusite, por exemplo, também provocam essa dificuldade na respiração, mas são temporárias, ao contrário da apneia do sono, que precisa de um tratamento específico e agora poderá ser mais facilmente diagnosticada com o ScanWatch.


4. CopenHill 

Essa é uma das tendências tecnológicas que eu torço muito para que se torne comum em todo o mundo: usinas de reciclagem de lixo!
Estima-se que sete bilhões de seres humanos produzem anualmente 1,4 bilhão de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) — uma média de 1,2 kg por dia per capita. Quase a metade desse total é gerada por menos de 30 países, os mais desenvolvidos do mundo.

Segundo as estimativas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), a produção de lixo no mundo deve passar para  2,2 bilhões de toneladas até o ano de 2025. Portanto, sem lidar corretamente com a questão do lixo, não tem como pensar num desenvolvimento sustentável na terra.

No Brasil, estima-se que cada brasileiro produza, em média, 1,1 kg de lixo por dia. Apenas 60% vai para um destino correto, sendo o restante, que corresponde a quase 24 milhões de toneladas (equivalente a 168 estádios do Maracanã lotados) tem destino inadequado.

E uma das inovações que precisa constar nesta lista é a criação da poderosa usina de energia CopenHill, que fica em Copenhage, na Dinamarca. Na usina, o lixo é incinerado e, com o conversor catalítico, são removidos todos os poluentes que podem prejudicar a atmosfera para transformar a fumaça nos resíduos de energia mais limpos do mundo.


A promessa do CopenHill é converter 440 toneladas de lixo todos os anos para abastecer 150 mil residências. O local é tão grande que ainda conta com uma pista de esqui, uma parede de escalada e uma trilha de caminhada. Até 2025, a cidade de Copenhage quer se tornar carbono neutro. Que as demais cidades, em todo o mundo, sigam esse exemplo!!


5. e-OPRA 

Quando as primeiras próteses começaram a ser criadas, elas ainda não eram confortáveis e muito menos funcionais. pensando em evoluir ainda mais essa necessidade, a empresa Integrum lançou o e-OPRA, uma prótese que é encaixada diretamente no osso do paciente por meio de uma técnica chamada osseointegração, evitando possíveis machucados e desconfortos das soluções tradicionais.

O sistema do e-OPRA conta com eletrodos bidirecionais para que o paciente possa controlar o membro através do cérebro, chegando até mesmo a sentir as coisas que são tocadas pela prótese. Esses eletrodos ficam dentro do dispositivo, evitando que sejam prejudicados com fatores externos, como o suor.

Graças ao uso de próteses controladas pela mente, as prótese neuromusculoesquelética, pessoas que tiveram os braços amputados, por exemplo, já podem sentir sensações de tato em sua vida cotidiana. 

Inovação incrível, não é mesmo? Show!


6. Food Tech: Laticínio sem vaca

Certas inovações, no entanto, são mais polêmicas, a exemplo de algumas criações na área da alimentação, como alimentos sintéticos, criados em laboratório através das Food Techs.

Primeiro foi a carne de laboratório, produzida por cultura de células in vitro de células animais, em vez de de animais abatidos e que criou certa polêmica. Em dezembro de 2020, Cingapura tornou-se o o primeiro país do mundo a aprovar a comercialização de carne cultivada em laboratório e deve crescer na onda dos modismos.

Agora, é a vez dos queijos e laticínios! Para a obtenção do leite sintetizado, a empresa Perfect Day usou o DNA de vaca no fungo Trichoderma reesei, que produz a proteína do leite, caseína e soro de leite quando alimentado com açúcar. Então, combinando com água, gorduras vegetais, vitaminas e minerais, são feitos laticínios sem precisar depender de uma vaca.

Uma outra food tech que também está desenvolvendo queijos em laboratório é a New Culture Foods, que usa uma técnica que mistura o método tradicional com fermentação e o uso de proteínas à base de vegetais. Criada no final de 2018, recebeu um aporte de US$ 3,5 milhões liderado pela Evolv Ventures, o braço de venture capital da Kraft Heinz

Como defensora da alimentação natural e saudável, e da comida de verdade, eu mantenho essa inovação na lista por questão de informação, pois são mudanças que estão ocorrendo e  a gente precisa está antenada no que está acontecendo, mas é o tipo de inovação que eu, particularmente, dispenso, mas respeito quem pense diferente. No meu "perfect day" não estão comidas sintéticas!

No caso dos leites, existem opções de leites vegetais mais saudáveis, como os feitos à base de amêndoas ou o leite de coco. E quanto aos queijos, se seu problema é com o leite animal, seja pela comercialização e exploração animal, em si, ou por questão de saúde, existem opções de queijos veganos. feitos em casa e muito mais saudáveis! Prometo trazer algumas receitas aqui no DBV!


7. HeartHero 

E para falar de inovações que não polemizam, encerro a lista com o incrível HeartHero.

Um desfibrilador pode ser crucial para garantir a sobrevivência de uma pessoa que sofreu uma parada cardíaca. Porém, o produto nem sempre pode ser encontrado em todos os lugares e também não é tão simples de carregar. Pensando nisso, foi desenvolvido o dispositivo HeartHero, que pode ser carregado na bolsa, pesando apenas 1,3 kgs, e será de bastante utilidade para pessoas que correm risco de sofrer um ataque cardíaco.

Também não é preciso ter conhecimento da máquina para fazer o seu uso. Posicionando as almofadas condutoras no peito do paciente, o aparelho faz a leitura do ritmo cardíaco para determinar qual será a quantidade da carga a ser aplicada. O desfibrilador ainda segue lendo o ritmo da frequência cardíaca da pessoa para avaliar a necessidade de mais tentativas.

Está aí outra inovação que deverá ser amplamente comercializada e será de suma importância em estabelecimentos comerciais, shoppings centers, asilos, escolas, academias, empresas e muito mais, ajudando, efetivamente, a salvar vidas!


Criada por Gary Montague, um oficial médico da CIA que virou empresário ao lançar sua ideia e buscar investimentos, em Denver, sem dúvida o HeartHero é uma inovação realmente incrível e fecha nossa lista com chave de ouro!

Gostou das inovações? Qual a que você achou mais interessante? E quais delas entraram na sua lista de desejos de consumo?

Até a próxima postagem!

Marcia Cruz

Nos acompanhe no Instagram: @dicasbemviver