Covid-19,

Blitz Depression e 8 dicas de combate à depressão

18 março Marcia Cruz 0 Comments

A depressão tem se apresentado como um dos efeitos da pandemia do Covid-19 por conta das incertezas do futuro, dos lockdowns que parecem nunca ter fim e também por conta da politização e politicagem do assunto. Sim, as vacinas são importantes, mas os tratamentos precoses também. Não se pode ignorar resultados práticos de cidades como Porto Feliz (SP) e Porto Seguro (BA), por exemplo, que estão com a epidemia controlada e sem caos no sistema de saúde, pelo contrário! São dois locais que deveriam está sendo divulgados, pois o importante é salvar vidas. Ou não?!

Enquanto debates acolorados e infrutíferos seguem, juntamente com acusações que, por si só, são criminosas, como o fato de acusar pessoas e o próprio presidente da República de genocida, o problema continua, as incertezas aumentam e, junto com elas, a depressão!

Os dados mais recentes da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho apontam que, em 2020, o órgão concedeu um recorde de 576,6 mil auxílios-doença e aposentadorias por invalidez devido a transtornos mentais e comportamentais. O montante é 26% maior do que o registrado em 2019. Por conta disto, vem crescendo o trabalho do projeto “Blitz Depression: Nós estamos com você”, que atua em todo o país, com o objetivo de ajudar pessoas a vencer a depressão.

Para Jefferson Garcia, responsável pela ação social em todo Brasil, a segunda onda da pandemia tem devastado a saúde emocional das pessoas. “A ‘Blitz Depression’ mostrou que elas não estão sozinhas, e que podem contar com o nosso apoio para vencer essa situação”.

Outro trabalho que pode ajudar as pessoas no combate a depressão é a Vittude, que é uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, com atendimento online. A pessoa faz o cadastro na plataforma e pode escolher o profissional que irá fazer seu atendimento, dentro de suas preferências de horário. CLIQUE AQUI e saiba mais! 

A Vittude não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida, neste caso, o ideal é ligar para 141 (CVV) ou acesse www.cvv.org.br .

No meio disto tudo, como anda seu nível de depressão, ansiedade e estresse? Clique aqui e faça o teste agora mesmo, no site da Vittude.

8 atitudes que ajudam o tratamento da depressão

E como a gente gosta da prevenção e dicas práticas, compartilhamos com você uma lista da Vittude com 8 dicas de como combater a depressão.

Confira, a seguir!

1. Dê risada

Rir é um ótimo remédio na vida da pessoa com depressão. Em seu livro A Terapia do Riso, o médico homeopata Eduardo Lambert diz que a alegria e o riso ajudam na resposta aos tratamentos e os mecanismos naturais de autocura. Segundo ele, o riso treme, faz vibrar o corpo e relaxa dando uma sensação de bem-estar. E ainda ativa no cérebro a produção de substâncias químicas que nos protegem contra acidentes vasculares cerebrais, estresse, problemas cardíacos e até depressão. Então, exponha-se a coisas engraçadas: conviva com pessoas divertidas, veja filmes alegres… Não tenha vergonha: ria até de si mesmo!
 
2. Cerque-se de amigos
 
A psicóloga americana especialista no tema e autora do livro “Viver com Depressão”, Deborah Serani diz que parte de viver com a doença requer que você aprenda a reformular pensamentos negativos em positivos. “Incluir pessoas em sua vida que são afirmativas, afetivas e aceitam quem você é, irá auxiliar melhor seu crescimento através de um ambiente de cura.”
 
3. Pratique meditação
 
Meditar melhora o sistema imunológico e aumenta nossa capacidade de atenção. E cada vez mais pesquisadores descobrem as vantagens dessa prática. Uma pesquisa da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, e um artigo publicado no The Lancet  (uma das mais prestigiadas revistas científicas do mundo), por exemplo, revelaram que a meditação de atenção plena (mindfullness) pode ser usada como alternativa aos antidepressivos em pacientes que já estão em fase de manutenção do tratamento.
 
4. Coma alimentos saudáveis
 
Uma alimentação saudável pode contribuir com a produção de serotonina – neurotransmissor que atua no cérebro regulando o humor, sono, apetite, entre outras coisas. E isso ajuda a melhorar o ânimo e até combater a depressão. Tente incluir em seu cardápio: banana, abacate, mel, nozes, castanhas, peixes de água fria (salmão, atum, cavalinha), nozes, entre outros. Os alimentos mais adequados a você, bem como as quantidades ideais devem ser indicados por um nutricionista. Fique atento também ao que é preciso evitar: álcool, cafeína, adoçante artificial, óleo hidrogenado, alimentos industriais, açúcar refinado e alimentos ricos em sódio. Eles podem mexer com seu sistema nervoso.
 
5. Faça uma atividade física
 
A depressão mina a energia do corpo. Mas é importante lutar contra esse desânimo. E a atividade física tem se mostrado uma grande saída. Isso porque o exercício libera no cérebro substâncias como as endorfinas, ligadas ao bem-estar e prazer. Uma revisão de estudos feita por pesquisadores da Universidade do Texas, nos EUA, apontou que exercícios aeróbicos (como caminhar vigorosamente, correr e pedalar) são os mais indicados para os pacientes com depressão. A recomendação é de 3 a 5 vezes por semana, com períodos de 45 a 60 minutos. Uma outra pesquisa, da Universidade Southern Methodist, também nos EUA, teria identificado a quantidade diária necessária de exercício físico capaz de combater a depressão: apenas 21 minutos. Segundo os cientistas, é possível sentir melhora nos sintomas da depressão cerca de quatro semanas após o início da prática regular.
 
 6. Envolva-se em um trabalho voluntário
 
Procure organizações cuja missão você se identifica e ofereça seu tempo e seus serviços. Assim você poderá reduzir os sintomas da depressão, aumentar seu bem-estar e reduzir o risco de mortalidade em 22%, conforme diz um estudo publicado no BioMed Central.
 
7. Cuide de um jardim
 
Um hobby, como a jardinagem, pode ajudar muito por produzir mudanças fisiológicas e melhorar a saúde física e mental. Uma delas pode ocorrer pelo simples fato de colocar as mãos na terra. É o que diz um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido. Segundo eles, o contato com uma espécie natural de bactérias presentes no solo, Mycobacterium vaccae, faria o corpo liberar substâncias químicas vitais do sistema imunológico chamadas citocinas. Estas, por sua vez, estimulariam o cérebro a produzir o neurotransmissor serotonina – aquele que regula o humor. Fora que você cultivaria flores para alegrar a vida ou colheria alimentos frescos e orgânicos em seu próprio quintal.

 8. Nunca pare de lutar contra a depressão

Talvez você tenha de lutar contra a doença pelo resto da vida. Mas isso não é para desanimá-lo. Procure aceitar essa situação no momento presente, ao contrário de fugir dela. “O principal objetivo da terapia psicológica não é transportar o paciente para um impossível estado de felicidade, mas sim ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento. A vida acontece num equilíbrio entre a alegria e a dor. Quem não se arrisca para além da realidade jamais encontrará a verdade”, diz Carl Jung.
 
Conheça a Vittude e encontre o psicólogo ideal para você, se achar necessário! Busque ajuda, pois a depressão evolui e mata! Clique aqui!

Até a próxima postagem!