DBV,

4 Motivos para beber vinho

30 setembro Marcia Cruz 0 Comments



Por Alexandre Takei *

Os benefícios gastronômicos do vinho não são novidade: existem inúmeras variedades diferentes, com diferentes uvas, regiões de procedência e métodos de elaboração, ou seja, vinho para todos os gostos. Versáteis, eles também são ideiais para acompanhar refeições e ouso dizer que é possível encontrar um vinho que combine com quase qualquer tipo de comida.

Além de tudo isso, já são amplamente conhecidos alguns benefícios da bebida para a saúde e, cada vez mais, pesquisadores mundo afora descobrem um novo motivo para brindar com uma tacinha. Mas claro, com moderação!


As quantidades máximas recomendadas variam, mas oscilam sempre numa média de uma a duas taças por dia. 

Confira alguns benefícios do vinho:


1 – Faz bem ao coração: 


O vinho – principalmente tinto – possui duas substâncias que auxiliam no bom funcionamento do coração: as procianidinas e o resveratrol. Ambas atuam na prevenção da aterosclerose (link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aterosclerose ), protegendo a parede dos vasos sanguíneos. O resveratrol também age diretamente nas células cardíacas e artérias, reduzindo o risco de arritmias cardíacas, hipertensão e outras doenças.


2 – Prevenção do câncer: 


Pode parecer irônico, mas somos como o vinho: o oxigênio é ao mesmo tempo fundamental para a nossa vida e nosso maior inimigo. Sim, tal qual o vinho, nossas células oxidam e dão origem aos famigerados radicais livres, que por sua vez podem causar alterações genéticas nas células e, consequentemente, câncer. Felizmente o vinho é rico em antioxidantes que evitam a ocorrência de todas estas reações em nosso corpo!


3 – Controle de diabetes: 


Segundo um estudo da Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida, em Viena, na Áustria, uma taça de vinho tinto possui a mesma quantidade de PPAR-Gamma (substância que controla o nível de açúcar no sangue) que uma dose de medicamento utilizado para tratar a doença. O benefício ainda é controverso devido ao alto valor calórico da bebida, mas, aliado a uma dieta balanceada, por que não? 

As mulheres também são beneficiadas com o vinho. Sobretudo após a menopausa!

4 – Protege os ossos: 


Diversos estudos, entre eles um realizado pela Universidade de Oregon (EUA), afirmam que o resveratrol e outros polifenóis como a quercetina, presentes no vinho, ajudam no ganho de massa óssea, sobretudo em mulheres após a menopausa. Com isso, fica reduzido o risco de fraturas e desenvolvimento de doenças como a osteoporose.


* Alexandre Takei - Blog Tempero Salvador - Site Salvador Shopping



Gostou das dicas? Até a próxima postagem!