Comportamento,

Dinheiro: mentalidade pobre x mentalidade rica. Qual a sua?

17 agosto Marcia Cruz 0 Comments


Na última postagem sobre Comportamento eu abordei sobre “Termostato Financeiro: porque algumas pessoas enriquecem e outras não? (CLIQUE AQUI E LEIA), e prometi falar sobre crenças limitantes que nos atrapalham na questão financeira em algumas postagens, pois o tema é extenso para tratarmos numa única vez.

Pois bem, hoje vamos falar sobre a expectativa que temos em relação ao dinheiro, e como isto está diretamente ligado aos nossos resultados financeiros efetivos. Me acompanhe!!



Sobrevivência x Abundância


Seu foco em relação ao dinheiro está na sobrevivência ou na abundância? Você pensa em ganhar o suficiente para pagar as contas e ter uma vida confortável e mais segura, ou imagina conquistar abundância financeira, onde possa desfrutar de uma vida ricamente confortável?

É importante identificar o que você realmente espera em relação aos seus resultados financeiros, pois se você acha que conseguir pagar as contas e ter uma vida mediana é o suficiente, é isto que você terá.

E não tenho nada contra em relação a isto, mas preciso que você entenda a diferença entre ter algum conforto e ser rico, e que também esteja consciente da sua real expectativa em relação ao dinheiro, pois os teus resultados irão na direção do teu foco.

Acreditar que ter conforto irá te levar à riqueza é uma crença limitante, um mito que te deixará frustrado se sonha em ser rico.


Mire as estrelas, acerte a lua

A questão é que quando a gente pensa pequeno, os resultados serão equivalentes. Então, se você pensa em ter um pouco de conforto e segurança, certamente você viverá uma vida mais regrada, onde terá que abrir mão de muitas coisas que você gostaria, mas a renda não permite.

E isso inclui desde a ir num restaurante e fazer os pedidos fazendo as contas para vê se cabe no orçamento, a fazer uma viagem e ter que se contentar com voos populares, em horários ruins e péssimas escalas, além de roteiros econômicos. Quem sabe um estilo mochilão esteja entre seu limite orçamentário?

Como eu disse, nada contra. Mas se você quer uma vida de real abundância, é necessário que você amplie seus horizontes e crie expectativas e metas mais condizentes com a realidade que você almeja viver. Em outras palavras, mire as estrelas para, no mínimo, acertar a lua!!


Que tipo de vida você almeja viver? 

E, para mirar nas estrelas, pense no que você quer viver com a riqueza que deseja alcançar. Assim, você estará usando a energia dos teus pensamentos e do teu foco naquilo que realmente quer viver.

Se quer ficar rico, desenvolva pensamentos e emoções ligados à abundância e não a escassez. Pratique. Mude sua mentalidade!!

Como eu sempre digo: é a sua vida, são os seus resultados. E a responsabilidade é sua!! Dá trabalho? Sim. Mas vale a pena!! Pense que o pódio não é para a maioria... a plateia sim.

Na próxima postagem de Comportamento falarei sobre mais uma crença limitante da área financeira. E se você quer fazer alguma sugestão de assunto sobre Comportamento, envie um email para dicasbemviver@gmail.com . Será um prazer desenvolver um tema do seu interesse. Combinado?

Até a próxima!