Alimentação saudável,

Spirulina e chlorella: entenda as diferenças e os benefícios destes superalimentos e aproveite receitas!

15 janeiro Marcia Cruz 0 Comments


Aqui no DBV a gente gosta de falar da boa alimentação, mais saudável e nutritiva. E hoje a gente traz para você informações sobre dois superalimentos: Spirulina e Chlorella. Ambas são verdes, uma é bem mais escura do que a outra, e normalmente a gente as encontra em cápsulas, comprimidos ou em pó, que podem ser usadas em receitas, como as duas que você vai ganhar, no final do texto.

E porque elas são chamadas de superalimentos? Pela alta densidade nutritiva! Uma pequena porção diária abastece seu corpo com vitaminas e minerais, além de proteína vegetal. Mas elas têm funções diferentes e é isso que vamos falar a partir de agora, mostrando as principais diferenças e benefícios de cada uma. Me acompanhe!



Chlorella: detox e renovação

A chlorella é uma alga marinha unicelular e o alimento mais rico em clorofila do mundo, o que significa dizer que ela nos ajuda a limpar o sangue e os tecidos, ajudando na desintoxicação. 

Por conter uma concentração extremamente forte de PPAR (receptores ativados por proliferador de peroxissoma) alfa, beta e gama, que são conhecidos por regular o nosso metabolismo, a Chlorella também fortalece nosso sistema imunológico, ajudando a promover a boa saúde de forma geral.

Ela é rica também em sais minerais, como potássio, cálcio, magnésio, ferro, zinco, selênio e fósforo. O ferro, por exemplo, está na composição de muitas proteínas e enzimas.

Cerca de 60% da sua composição é de proteína vegetal, sendo uma boa opção para quem não consome nada de origem animal. Bastam três gramas de chlorella para atender a necessidade diária de vitamina B12.

Ela também é rica em triptofano, o aminoácido responsável pela produção da serotonina, conhecida como o hormônio do bem-estar, e que também possui o FTC - Fator de Crescimento Chlorella, que estimula a produção e reconstrução de tecidos, a aceleração do processo de cicatrização e recuperação de lesões, e também no fortalecimento de ossos, no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no retardamento do processo de envelhecimento. 

Quantas maravilhas, não é mesmo? Realmente, um superalimento!  


Spirulina: nutrição e boa forma

Já a spirulina não é uma alga, mas uma cianobactéria cheia de fibras, proteínas, vitaminas (entre elas A, B1, B2, B6 e K), minerais essenciais (como ferro, cálcio e magnésio), ácidos graxos, ácidos nucleicos (RNA e DNA), polissacarídeos e antioxidantes. Ela tem poucas calorias e é uma fonte completa de proteínas. Tem mais proteína por grama do que qualquer outro alimento natural (70% do seu peso) – carnes (15-25%), soja (35%) e ovos (12%) perdem para ela. Mais uma opção excelente para quem não come proteína animal.

A spirulina ainda tem mais betacaroteno do que a cenoura e apresenta um aminoácido chamado de fenilalanina, que participa dos processos que regulam a ingestão de alimentos e na sensação de saciedade, contribuindo para a perda de peso. 

Ela também é uma das melhores fontes de GLA (ácido gama-linoléico), uma boa gordura que é essencial para o cérebro e função cardíaca saudáveis. E, por suas altas concentrações de ficocianina (fitoquímico), pode ajudar a prevenir o câncer.

De fato, outro superalimento!

Onde comprar

É possível encontrar spirulina e chlorella em lojas e mercados naturais (em pó, comprimidos ou em cápsulas) e sites de venda de suplementos alimentares. 

MAS, ATENÇÃO, segundo normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é proibido o consumo dos dois alimentos por grávidas, lactantes, crianças menores de 12 anos e fenilcetonúricos (pessoas que têm intolerância a fenilalanina) sem prescrição médica!!

No geral, é sempre importante conversar com seu médico sobre suplementação, pois cada organismo tem suas necessidades e um profissional qualificado e de sua confiança vai poder te orientar na quantidade e no tempo de uso. Particularmente, eu gosto muito de ortomolecular, endocrinologista ou nutrólogo (médico com especialização em nutrição) para suplementar, pois são necessários exames específicos para saber as necessidades reais do seu corpo.

Receitas com spirulina e chlorella

Além das receitas, a seguir, experimente adicionar estes ingredientes a sucos, smoothies, saladas e pratos frios. Neste caso, converse com seu nutricionista ou peça algumas dicas ao seu médico, como forma de suplementar também através da alimentação!


Smoothie de Spirulina

Ingredientes

1/2 xícara de iogurte da sua preferência (ou kefir,  se for vegano)
1 copo de leite de soja (ou água, ou água de coco ou suco de fruta – maçã, laranja ou abacaxi)
1 papaia
1 pêssego
1 manga
1/2 xícara de framboesa, ou mirtilos, ou amoras
2 colheres de chá de spirulina

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar da espessura do seu gosto. Deve ser servido na hora.



Pesto de Chlorella (acompanhamento para bruschettas, macarrão, risotos ou saladas)

Ingredientes

2 xícaras de manjericão fresco
1 colher de sopa de chlorella
1/2 cabeça de alho
1/4 de xícara de azeite
1/2  xícara de queijo parmesão
1/4 de xícara de pinhões, ou nozes ou castanhas
1 colher de sopa de suco de limão
450g de massa

Modo de preparo

Coloque a chlorella, o manjericão, o alho e o azeite em um liquidificador e bata até ficar com a consistência de um purê. Torre levemente os pinhões no azeite. Adicione o queijo, o suco de limão e os pinhões ao purê e bata novamente até ficar homogêneo. Faça o macarrão à parte e sirva com o pesto.

Bom uso das informações e até a próxima postagem!